Resumo sobre carboidratos Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos. Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples.
Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico.
Existe um motivo para os lipídios, e não os carboidratos, serem a principal forma de estoque de energia: a queima de gordura gera mais que o dobro de calorias que a queima de carboidratos. Um dos pontos-chave desse processo é que as gorduras são armazenadas quase sem água, enquanto os carboidratos são mais hidratados.
Função de reserva energética: Além de fornecer energia de maneira imediata, os carboidratos podem ser armazenados de diferentes formas. Nos vegetais, o carboidrato de reserva é o amido; nos animais, o carboidrato de reserva é o glicogênio.
Por que as moléculas de lipídeos tem a capacidade energética maior que as moléculas de carboidrato em sua queima, logo seu armazenamento garante mais energia ao corpo durante a queima, o grande problema disso é que o corpo não utiliza os lipídeos como fonte primaria para obtenção de energia.
O armazenamento de lipídeos como fonte de energia é mais vantajoso do que o de carboidratos pois sua oxidação fornece mais energia e possuem menor peso de armazenamento (não são hidratados como os polissacarídeos) Composição da membrana celular (fosfolipídeos) Isolante térmico.
Vantagens: Átomos de carbono estão mais reduzidos que dos açúcares fornece mais que o dobro de energia; Hidrofóbicos: Organismo não precisa suportar o excesso de peso da hidratação.
Os triacilgliceróis são uma forma de armazenamento de energia nos organismos muito mais eficiente, por serem menos oxidados que os carboidratos e por exigirem pouca água de solvatação quando armazenados, porque são apolares.
A mais conhecida delas é o fato de que as gorduras conseguem armazenar, em sua estrutura química, valores superiores a duas vezes mais energia do que a mesma quantidade em massa de polissacarídeos.
Nas células, os triglicerídeos ficam armazenados em gotas lipídicas no citosol. Nos vertebrados existem células especializadas para o armazenamento dos triglicerídeos, os adipócitos.
A digestão de proteínas queima entre duas a três vezes mais calorias do que a dos carboidratos ou da gordura. Além disso, mesmo que toda caloria consumida (seja ela tirada de proteína, carboidrato ou gordura) possa ser estocada como gordura, o corpo estoca mais prontamente a energia obtida da gordura consumida.