Sempre que algo elétrico não funciona, a primeira coisa a verificar é o fusível. Se você não sabe onde os fusíveis estão em seu veículo, consulte o manual do proprietário para ver qual fusível controla o sistema de resfriamento. Certifique-se de que o fusível da ventoinha do radiador está intacto.
O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento. Se por algum motivo o sensor não estiver funcionando da maneira correta, a ventoinha não será acionada ou, caso funcione, será ligada diretamente.
É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro. Esse é um procedimento normal, pois ao parar o carro o motor para de admitir ar fresco e se resfriar. Após o motor esfriar, a ventoinha automaticamente se desliga. Caso ela não desative nunca, procure um mecânico.
Segue a tubulação de água que talvez uma hora você encontre um sensor. Veja se os plugs dele estão limpos e bem conectados. Se a luz da injeção tá acendendo, pode ser que o módulo esteja recebendo uma informação errada a respeito do sensor de temperatura da água, se houver.
O segundo estágio da ventoinha entra somente com o ar ligado, porém com dois sensores diferentes. ... Normalmente quando este sensor não funciona é porque tem pouco gás e ao colocar o gás correto ele funciona direto.
proximo da zona de superaquecimento, a central libera o segundo estagio do rele. teu carro te ar condicionado ? faça um teste: mesmo com o motor frio, se voce ligar o ar, a ventoinha deve funcionar alguns segundos depois.
Aí provavelmente é a Resitencia da ventoinha, que esta com problema. -Pelo que li, a resistencia é responsavel pelo 1º estagio da ventoinha- Ou seja, ela recebe carga de 12v (que é o que o 2º estagio usa) mas derruba para 6v, isso faz com que a ventoinha funcione mais lenta, sendo o 1º estagio.
É esse que vai fazer a ventoinha armar e refrigerar o motor do carro. Podemos ter uma ou duas ventoinhas no radiador. ... Isso vai ajudar a preservar todo o sistema de resfriamento do motor, inclusive a central, que pode queimar essa parte e o carro vai ferver.
Assim, quando a temperatura da água chega à 92 graus, a voltagem correspondente é enviada á ECU e esta, então energiza um relé, que aciona a ventoinha, mas passando através de uma resistência o que resulta numa rotação menor do motorzinho o que dá uma vazão de ar menor.
A Resistência do Eletroventilador é um dos elementos do sistema de arrefecimento automotivo, sendo responsável pela variação da velocidade da ventoinha que refrigera o Radiador ou Condensador.
Em suspeitas de superaquecimento, faça o teste com o cebolão, usando um fio (conhecido como jump) pra fechar o circuito. Se uma das velocidades do eletro-ventilador não funcionar, verifique o estado dos relés e fusíveis.
Por exemplo: quando o motor é acionado, o sensor registra um estado frio, porque, obviamente, não estava ligado e vai aquecendo conforme o carro está em funcionamento. O sensor não pode apresentar altos níveis de temperatura, pois isso indica que há um problema no motor que precisa ser checado o quanto antes.
Normalmente esse cebolão fica localizado no radiador e deve ficar livre de qualquer tipo de oxidação. Um dos problemas mais comuns, além da queima da peça é o isolamento por zinabre do contato com a água, provocando mal funcionamento que evita o acionamento do eletroventilador.
faz o teste do cebolao, tira a tomada que pega no radiador (no cebolao). se o teu carro tiver ar, a tomada tem 3 pinos, se nao tiver, tem dois. liga uma ponta do fio na parte da tomada que e chanfrada, e a outra ponta na outra extremidade.
Para testar o seu funcionamento, o passo seguinte é estimular a variação de temperatura (fato observável) e esperar variação na medição elétrica compatível com o funcionamento, ou seja, como se trata de um NTC um aumento de temperatura deverá ser acompanhado de uma redução da tensão elétrica medida.
O interruptor térmico, conhecido popularmente como “Cebolão do Radiador”, tem a função de ligar e desligar a ventoinha que está junto ao radiador. Ele utiliza um disco bimetálico composto de dois metais com dilatações térmicas distintas, calibrados em uma temperatura específica.
Funciona de uma maneira bem simples: quando o motor se encontra frio, a válvula bloqueia totalmente a passagem entre o motor e o radiador. Essa ação impede que o líquido que se encontra dentro do bloco do motor chegue ao radiador. Além disso, a válvula termostática permite o rápido aquecimento do motor.
Para trocar a ventoinha o mecânico deverá fazer o seguinte procedimento:
Remova o ventilador para o conserto de ventoinha Geralmente existem quatro parafusos na maioria dos radiadores: dois em cima da ventoinha e dois abaixo. Depois que os parafusos forem removidos, você poderá retirá-la. Tenha cuidado e puxe-o lentamente, pois está conectado a um fio na parte inferior do ventilador.
como fazer uma ligação direta na ventoinha pra poder chegar ao seu destino. COMPLETE A ÁGUA -Antes de tudo sempre que for dar uma saida mesmo que em curto percurso, dá uma olhada no seu reservatório de água, veja se não esta baixando com mais freqüência que o normal.
Para saber se ele está na temperatura ideal de funcionamento, verifique o ponteiro da temperatura. Na maioria dos modelos, os 90 graus fazem com que o ponteiro fique na metade do marcador. É importante manter o óleo do motor com a especificação correta e dentro do prazo de validade.
Se a temperatura do motor do seu carro está constantemente elevada, leve seu veículo imediatamente a uma oficina. Assim, o problema poderá ser diagnosticado e solucionado definitivamente.
coloque o ohmímetro na escala adequada; com as pontas de prova, encoste nos polos do sensor de temperatura; anote o valor obtido no sensor do aparelho e a temperatura atmosférica; por fim, cheque se o valor temperatura do ar condicionado está de acordo com a especificada na tabela do fabricante.
Leitor do nosso AutoPapo diz que o seu automóvel, ao circular no trânsito urbano, apresenta significativas variações de temperatura. O ponteiro de temperatura sobe e desce: vai além dos 90 graus e depois retorna, indicando uma oscilação térmica que ele não sabe se é perigosa ou não.
Esse sensor é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento de um veículo. Sua função é analisar a temperatura do motor e do fluido em circulação durante o seu funcionamento e transmitir essa informação para o módulo de controle eletrônico do veículo.
De forma mais simples, o sensor de temperatura do motor varia os seus níveis de tensão de acordo com a mudança de temperatura, seja quando o carro está desligado, ligado ou já aquecido. Quando o motor é acionado, por exemplo, o sensor registra um estado frio e vai aquecendo conforme o carro está em funcionamento.