Obesidade: Gatos que estão acima do peso em excesso estão mais propensos a desenvolver doença hepática. Medicações e agentes químicos: Medicações contendo acetaminofeno podem lesionar o fígado dos gatos.
Oferecer ração de latinha e dar alguns pedaços de azeitona em conserva estimulam o apetite. Outra opção é liquidificar a ração ou forçar a alimentação com seringa, que facilitam a ingestão. “Os felinos precisam de doses diárias de vitaminas e aminoácidos, a falta delas causa sérios problemas”, explica Roseana.
A água dos gatinhos deve ser fresca. Caso ele se negue a bebê-la, aplique-a com seringa na boca dele. Isso impede que ele fique desidratado. Vale lembrar: a água é um ótimo estimulante para aumentar o apetite.
Gato Magro (1-4) Têm uma camada mínima de gordura e o abdominal pronunciado. As costelas são facilmente palpáveis, os ossos pélvicos e cintura são visíveis. O gato tem uma camada mínima de gordura à volta do corpor e na barriga. Costelas podem ser sentidas com uma camada mínima de gordura e a cintura é perceptível.
Se você adotou um gato magro e possivelmente desnutrido, o veterinário estabelecerá uma dieta ideal a ele. Entretanto, enquanto você não leva o gatinho ao veterinário, devemos, antes de tudo, desparasitar o animal e fornecer alimentos ricos em proteína e sem excesso de gordura para ajudar a fortalecer seus músculos.
5 sinais de que seu gato está saudável ?
Assim como os humanos, a gengiva dos felinos deve ter cor rosada, caso ela esteja pálida ou mesmo branca (em casos extremos) é um forte indicativo de anemia.
Vermifugação em gatos Assim como os cães, os gatos devem receber a primeira dose do vermífugo entre 15 e 30 dias de vida (de acordo com avaliação e prescrição do médico veterinário). A segunda dose é aplicada 15 dias depois da primeira. Após essa fase, a vermifugação é mensal até o sexto mês.
Os tutores perguntam frequentemente se o nariz morno e seco significa que o seu gato está doente. A resposta curta é não. O nariz de um gatinho saudável varia, ao longo do dia, entre húmido e seco.
exposição a ar condicionado. Essas condições são capazes de tirar do nariz o nível de umidade necessário para funcionar corretamente. O resultado é o ressecamento. A secura do nariz também pode ser um efeito secundário de medicações.
Quais são os sintomas de um gato com febre
A toxoplasmose ocular é uma doença dos olhos provocada por um protozoário designado por “toxoplasma gondii”. A toxoplasmose também é conhecida como a “doença do gato” por ser, habitualmente, transmitida pelas fezes deste animal, sendo ele o hospedeiro definitivo.
Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas. As dosagens poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.
Apesar de sua venda irrestrita no Brasil e de ser um medicamento bem tolerado pela maior parte das pessoas, assim como por cães e gatos, a dipirona é proibida em alguns países, como Estados Unidos, Austrália e Japão.
Apesar de ser um remédio muito comum, o Ibuprofeno em gatos é um verdadeiro perigo. O Dr. Ítalo explica que esse fármaco não é indicado para os bichanos e pode, em alguns casos, causar uma grave intoxicação. Isso porque o remédio causa redução em algumas enzimas que protegem a parede do estômago.
Alguns medicamentos podem ser fatais, pois alguns princípios ativos têm seu uso proibido em cães e gatos. Tais como: - Princípios ativos proibidos para gatos: ácido acetilsalicílico, paracetamol, diclofenaco sódico, ibuprofeno, peróxido de benzoíla, entre outros.
Ibuprofeno, um medicamento tóxico para cães e gatos A resposta é não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães, sob o risco de causar intoxicação.
Prednisolona é indicado para cães e gatos nas dermatopatias alérgicas, Artropatias assépticas, estados inflamatórios não infecciosos e hipersensibilidade, estados alérgicos em geral, linfosarcoma e para imunossupressão em processos tumorais.