Mas como saber o tipo de pele do seu rosto?
Branco, preto, pardo, amarelo e indígena. Essas são as cinco categorias de pertencimento racial com a qual estamos acostumados a nos identificar em censos, questionários e formulários pelo Brasil afora.
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra” Essa frase é do negro que foi o primeiro artista de país “de terceiro mundo” a vender milhões de discos ao redor do mundo: Bob Marley.
A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários.
O segmento da moda também aderiu a um termo semelhante ao “cor de pele”, o nude. O nome mudou, mas os questionamentos continuaram, já que a expressão era associada a tons claros de bege e marrom.
Qual é a cor mais feia do mundo? Esse "marrom esverdeado" (PANTONE 448C na escala Pantone), também chamado de "opaque couché", ganhou de vez a infeliz alcunha. A ideia de nomear essa cor como a pior de todas veio da Austrália.
A raça/cor será declarada pelo próprio aluno quando ele for maior de 16 anos; quando for menor, a indicação de sua raça/cor será de responsabilidade dos pais ou responsáveis.
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. ... Se fôssemos uma pequena comunidade de 100 pessoas, 45 brasileiros se declarariam como brancos, 45 como pardos, 9 como pretos e, aproximadamente, 1 brasileiro se declararia como amarelo ou indígena.