Mandrilamento é um processo de usinagem para aumentar um furo ou melhorar a qualidade de um furo existente. Ao mandrilar furos, há vários sistemas de ferramentas flexíveis disponíveis em uma ampla faixa de diâmetros para mandrilamento de precisão e em desbaste.
Opera, regula, ajusta, confere e controla máquinas mandrilhadoras. Realiza usinagem de peças não seriadas de médio porte e alta precisão, além da leitura e interpretação de desenho e dados de corte para diversos materiais e instrumentos de medição.
Dependendo da posição do eixo-árvore, as mandriladoras podem ser horizontais ou verticais, como mostram as figuras. Em máquinas como essas usinam- se grandes carcaças de caixas de en- grenagens e estruturas de máquinas.
Dependendo do trabalho, o mandrilhamento, também conhecido como mandrilagem ou broqueamento, pode ser cilíndrico, cônico, radial ou esférico. Pelo mandrilhamento pode-se conseguir superfícies cilíndricas ou cônicas, internas em espaços normalmente difíceis de serem atingidos, com eixos perfeitamente paralelos entre si.
Entre suas principais aplicações, as mandriladoras costumam ser usadas para aumentar o diâmetro e garantir as tolerâncias dimensionais de cilindros, e são classificadas como floor e bed types. No Brasil, podem ser fornecidas por fabricantes locais e importadores, que trabalham com modelos convencionais e CNC.
As Mandrilhadoras são maquinas especiais que permitem a adaptação de diferentes tipos de ferramentas. Com o acoplamento de acessórios apropriados, a Mandrilhadoras, alem do mandrilhamento, pode ser utilizada para fura, fresar, rosquear etc., tornado-se, nesses caso, uma maquina universal.
Salários de Mandrilhador