Procedimento
A fita é ideal para identificar pacotes que serão esterilizados em autoclave, fazendo a tinta reativa, reagir com a temperatura e pressão da autoclave, mudando de cor, indicando que passou pelo processo de esterilização. Sua única função é diferenciar um produto que passou pelo processo ou não.
Utilizada para fechamento de pacotes de papel e de pano que serão esterilizados em autoclave. É um instrumento indicador de que a esterilização foi efetuada em condições ideais de pressão, temperatura e tempo, através da mudança de coloração das listras de cor amarela para a cor preta.
1 Separe duas ampolas do indicador biológico do mesmo lote. 1 ampola chamaremos de teste e a outra denominaremos de controle. Coloque ambas na mini incubadora ALT e deixe agir.
A autoclave e o teste biológico Para relembrar, a autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar materiais em hospitais, clínicas odontológicas, salão de podologia, estética e beleza. O material a ser esterilizado é colocado em contato com o vapor da água em temperatura elevada durante um determinado tempo.
Os Indicadores biológicos são classificados como a maneira mais segura de monitoramento de esterilização, pois sua tecnologia consiste na aplicação dos próprios esporos (bactérias adormecidas e resistentes ao processo de esterilização a ser monitorado) impregnados em tiras de papel.
A apertização é um processo térmico aplicado a alimentos convenientemente acondicionados em embalagens herméticas (latas, vidros, plásticos ou outros materiais) e resistentes ao calor, a uma temperatura e período de tempo específicos para cada produto, por forma a atingir a esterilização comercial.