A porosidade do solo é determinada pela forma como se arranjam suas partículas sólidas, destacando que se elas se arranjam em íntimo contato, ocorre predominância de sólidos na amostra de solo e a porosidade total é baixa; e se, ao contrário, as partículas se encontram arranjadas em agregados, há a predominância de ...
Para isso, você deve subtrair o volume de água que sobrou do volume inicial, resultando com a quantidade que foi extraída. O volume de água usado é (aproximadamente) igual ao volume de poro de sua amostra. Faça os cálculos para calcular o valor da porosidade da amostra.
solos arenosos
O solo argiloso possui mais de 45% de argila na sua composição de grãos. Esse tipo de solo possui partículas muito pequenas (microporos). Como os espaços entre os grãos (os poros), também são muito pequenos, eles retêm mais água.
mais argiloso o solo, menor sua densidade. volume V varia com o teor de água do solo, como quando as argilas são do tipo 2:1, o valor da densidade do solo deve ser acompanhado do valor da umidade do solo no momento da medida.
Por definição, entende-se como densidade das partículas a relação existente entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado por esta fração sólida. Nos solos, seus valores variam, em média, entre os limites de 2,3 e 2,9 g. cm-3.
A densidade do solo (ds) mede a massa de uma unidade de volume de solo incluindo o espaço poroso. Quando relacionada com a densidade da partícula permite calcular a porosidade do solo.
Resumo: O método de determinação da densidade de partículas visa medir a densidade média das partículas minerais e orgânicas na amostra de solo, refletindo sua composição média. ... Essa densidade está relacionada ao volume efetivamente ocupado por matéria sólida, desconsiderando a porosidade.
Pode-se dizer, com certa restrição, que a densidade é a medida quantitativa mais direta da compactação. Dentre os vários métodos usados para sua determinação, destaca-se o do anel volumétrico, possuindo bordas cortantes e volume conhecido (geralmente 50 cm3, segundo Kiehl, 1979).
A densidade do solo, densidade aparente ou densidade global, é uma propriedade física muito utilizada para avaliar a estrutura do solo e corresponde à massa de solo seco por unidade de volume de solo, expressa em g/cm³.
A densidade real dos grãos G de um solo é definida como a razão entre o peso específico dos grãos e o peso específico da água destilada à temperatura de 4°C.
Resposta: A densidade relativa de uma substância pode ser obtida pela razão entre a sua densidade e a densidade de uma substância estabelecida como padrão (Andrade et al., 2006.). O padrão usualmente escolhido é a água, cujo valor da densidade é 1,00000 g/cm3 a 4oC.
O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Sendo assim, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.
O Teor de sólidos é expresso em porcentagem e é calculado dividindo a massa de sólidos obtida após secagem / pela massa total da amostra x 100.
No caso dos sólidos regulares, como um cubo, medir a massa também é fácil, pois basta colocá-lo em uma balança. Já o volume obedece a fórmulas matemáticas específicas que só precisam ser calculadas. Por exemplo, no caso de um cubo, basta multiplicar sua altura pelo seu comprimento e largura para descobrir seu volume.
Calcule a massa usando força e aceleração. Se souber o valor da força resultante e a aceleração do objeto, você pode inverter a fórmula para calcular a massa: m = F / a. A força é medida em N (Newton), mas também pode ser expressa como (kg * m) / s2. A aceleração, por sua vez, é medida em m/s2.