Consequências da Revolução de Avis A vitória sobre o reino de Castela estabeleceu definitivamente a independência de Portugal, em relação a este reino, sob o comando de Dom João I. O apoio da burguesia comercial foi decisivo, pois ajudou a fornecer os recursos financeiros necessários para a manutenção do Exército.
A expansão marítima portuguesa foi a primeira de toda a Europa. Além do fato da unificação portuguesa, a Revolução de Avis consolidou a força da burguesia mercantil que, conforme vimos acima, investiu pesadamente nas Grandes Navegações. ...
A unificação do território português se deu em paralelo com o fortalecimento do poder real. A origem de Portugal relaciona-se com a Reconquista. Dois franceses (Raimundo e Henrique de Borgonha) foram recompensados por Afonso VI com as mãos das filhas do mesmo em casamento e, ainda, com uma porção de terra cada.
Desde o século VIII os árabes haviam dominado boa parte do território ibérico em função da expansão muçulmana ocorrida no final da Alta Idade Média. ... A partir desse momento, a primeira dinastia monárquica se consolidou no Condado Portucalense dando continuidade ao processo de expulsão dos muçulmanos.
Resposta. A formação de Portugal se deu durante o período da Reconquista, onde os mouros (Árabes) tinham conquistado a maior parte da Península Ibérica, então o Rei Afonso de Leão, ao fazer um pedido de apelo para os Cristãos, recebeu ajuda de um nobre Francês chamado D.
Resposta. Foi um período de guerra civil e anarquia na história de Portugal, também conhecido como Interregno, uma vez que não existia rei no poder. ... A revolução tem como resultado a centralização do poder, fomentou ao povo ideias nacionalistas e apoiou a burguesia mercantil.