* Geometria trigonal plana ou triangular: Ocorre no caso de moléculas formadas por quatro átomos, em que o átomo central não possui elétrons desemparelhados (não ligantes). * Geometria tetraédrica: Ocorre no caso de moléculas formadas por cinco átomos, em que um átomo é o central.
→ Moléculas de ozônio (O3) O ozônio apresenta geometria angular porque possui as seguintes características: Molécula triatômica (três átomos);
As ligações de hidrogênio entre as moléculas de NH3 fazem com que os pontos de fusão e de ebulição deste composto sejam mais elevados que aqueles do PH3, que não apresenta essa força intermolecular.
ligação iônica
A amônia é uma molécula polar que contém quatro nuvens eletrônicas ao redor do átomo central (nitrogênio), ou seja, são quatro pares eletrônicas, sendo que um deles é não ligante. Logo, podemos afirmar que a geometria das nuvens é tetraédrica.
LIGAÇÃO IÔNICA
NaCl - ligação iônica o metal (Na) doa seu elétron para o ametal (Cl) para ambos completarem o octeto. ... Cl2 - ligação covalente apolar É uma ligação covalente pois ambos os átomos de cloro compartilham seus elétrons para que a ambos atinjam a estabilidade eletrônica.
Os metais são elementos químicos que apresentam como principal característica física a capacidade de perder elétrons e, consequentemente, formar cátions metálicos. Por essa razão, eles podem realizar dois tipos de ligações químicas: a ligação iônica e a ligação metálica.