EQST

Precisa Aspirar Vacina?

Precisa aspirar vacina?

Segundo o Manual do Ministério da Saúde, ao administrar a vacina via subcutânea, a orientação é aspirar e observar se não atingiu algum vaso sanguíneo. Caso isso aconteça, retirar a agulha do local e preparar nova dose de vacina¹.

Quais são os requisitos mínimos para que o farmacêutico esteja apto a aplicação de vacinas?

Com a Resolução CFF 654/18, para a habilitação legal do Farmacêutico só a graduação não é mais suficiente. Obrigatoriamente deve possuir formação complementar averbada pelo CRF local ou comprovação (também junto ao CRF) de experiência na vacinação mínima de 12 meses.

Quando é aplicada a vacina BCG?

É indicada para todas as crianças, que devem utilizá-la no primeiro mês de vida, de preferência ainda na maternidade. Ela protege, em mais de 80%, contra as formas mais graves e disseminadas da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. A BCG é popularmente conhecida como a vacina da marquinha.

Quantas doses da vacina BCG?

Administrar 3 (três) doses, aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias. A terceira dose não deverá ser administrada antes dos 6 (seis) meses de idade. Dose: 0,5 mL, por via intramuscular.

Qual a doença que a vacina BCG previne?

A imunização previne contra a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo) e é recomendada como rotina a partir do nascimento.

Quantas doses de BCG temos que tomar?

Quantas doses de BCG são aplicadas? Uma única dose, logo após o nascimento. Até 2006, eram aplicadas duas doses: uma no bebê recém-nascido e outra entre os 6 e 10 anos. No entanto, a baixa eficácia no combate à tuberculose, fez com que o Ministério da Saúde suspendesse a segunda dose da vacina BCG.

Para que é indicada a vacina BCG?

A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome. Ela protege contra as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea)¹,².

Para que serve a vacina da BCG?

Por isso, o nome Bacilo de Calmette e Guérin, a BCG. De lá para cá, a vacina foi responsável por diminuir expressivamente a mortalidade infantil, já que protege contra a tuberculose nas suas formas mais graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo).

O que acontece se a pessoa não tomar a vacina BCG?

Além disso, sabe-se que após 10 anos da vacinação o efeito protetivo desta vacina é praticamente nulo e, portanto, todos os adultos encontram-se “desprotegidos”.

Por que a marca da vacina que tomamos quando somos Récem-nascidos fica na pele para sempre?

Conhecida por deixar uma cicatriz no braço, aplicada nos primeiros meses de vida, a vacina BCG é necessária para a prevenção da tuberculose. Manter as vacinas atualizadas é uma forma de contribuir para a proteção contra doenças graves que podem deixar sequelas no organismo.

Porque todo mundo tem uma marca no braço direito?

Sabe aquela marquinha de vacina que muita gente tem no braço direito? Ela é proveniente da aplicação da vacina BCG, que protege o nosso corpo contra a tuberculose! Essa cicatriz acontece devido a reação do corpo a bactéria Mycobacterium bovis, que contém o vírus da doença, só que de forma anulada e inofensiva.