O curso tem relação com diversas profissões Grande parte dos cursos contam com matérias relacionadas à legislação. Isso acontece porque seguir as leis é essencial para a regularidade da atuação em qualquer profissão. Por isso, o Direito garante conhecimentos usados em áreas que vão além das carreiras já citadas.
“De nada serve ao indivíduo o direito de votar e ser votado (direito político) e a liberdade de expressão intelectual (direito civil) se ele não tem as necessidades vitais mínimas asseguradas, como sua saúde, moradia e educação - direitos sociais que o tornam apto a exercer seus direitos civis e políticos”.
O controle social compreende o conjunto de instituições, estratégias e sanções (legais e/ou sociais), cuja função é promover e garantir a submissão do indivíduo aos modelos e normas sociais. ... O controle social pode ser formal ou informal.
Tipos de Controle Social O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.
DEMOCRACIA E CONTROLE SOCIAL Isso pode ser feito utilizando os instrumentos do plebiscito, referendo, iniciativa popular de leis e ação popular. Desse modo, o povo pode atuar no controle e fiscalização das ações de governo, garantindo a aplicação correta dos recursos públicos e corrigindo falhas da gestão pública.
Agentes de Controle Social, são os que tem como designo estabelecer a ordem social disciplinando a sociedade e submeter os indivíduos a padrões e princípios morais. São Agentes de Controle Social: As rede sociais, a moda (que obriga as pessoas a usarem determinado tipo de vestuário, para se sentirem parte de um grupo).
A família é a primeira instituição socializadora, que transmite ao indivíduo os padrões seguidos socialmente. A família portanto é a primeira agência de controle social, que molda, orienta e controla o comportamento de seus membros.
Enquanto seres individuais, devemos adaptar-nos à vida individual, mas, enquanto seres sociais, precisamos enquadrar-nos em certas normas morais e sociais que permitem a pacífica vida entre integrantes de um mesmo grupo. A família é a primeira instituição social com a qual o indivíduo tem contato.