28 dias
Espermatogênese: gametogênese masculina
O processo de ovogênese, que ocorre no ovário da mulher, resulta na formação do gameta feminino. Denominamos de gametogênese o processo em que são formados os gametas masculino e feminino. Em se tratando da formação do gameta feminino, a gametogênese recebe o nome de ovogênese ou ovulogênese.
A foliculogênese, ou formação do folículo (gameta feminino), ocorre com a formação de receptores para LH nas células da Teca e para FSH nas células da Granulosa em um folículo chamado pré-antral, que após o surgimento desses receptores passa a ser chamado de antral.
metáfase II
Esse ovócito secundário que foi liberado é chamado de óvulo, e a sua meiose se completará somente se houver fecundação do óvulo pelo espermatozoide. ... Quando o ovócito secundário (óvulo) não é fecundado, ele se degenera 24 horas após ser liberado.
No momento da ovulação, é liberado o ovócito secundário ou ovócito II, uma célula que se encontra na segunda divisão da meiose.
Semente é o óvulo maduro e já fecundado das plantas gimnospermas ou angiospermas.
Nas plantas com sementes, o gameta feminino não é o óvulo e, sim, a oosfera. O óvulo é uma estrutura que contém a oosfera, entre outras células. ... Os arquegônios são os órgãos produtores do gameta feminino, a oosfera, e estão presentes nos gametófitos. Depois da fecundação, o óvulo transforma-se em semente.
A oosfera, por sua vez, é produzida no ovário da planta. Na reprodução das plantas, o grão de pólen encontra o arquegônio, local onde a oosfera se desenvolve e se localiza. Anterozoides são então liberados no tubo polínico que se movimentam para encontrar a oosfera no arquegônio.
Zigoto, ou célula-ovo, é a célula formada após a união do espermatozoide (gameta masculino) com o ovócito (gameta feminino). Essa célula é responsável por formar todo o nosso organismo.
Tais seres vivos, ao entrarem em contato com várias flores de uma mesma espécie, propiciam o encontro de grão-de-pólen com estruturas reprodutivas femininas. Assim, a polinização das angiospermas não ocorre unicamente pela ação do vento, como nas gimnospermas.