O signo linguístico é artificial pois remonta uma relação arbitrária entre um significado e um significante, como descrito por Ferdinand de Saussure, em seu Curso de Linguística Geral. Saussure definiu o signo linguístico como o formativo da relação (sua formante) entre um conceito e uma imagem sonora.
Ator / Atriz : Pessoa que representa uma personagem teatral. Figurinista : Criativo que desenha e acompanha a execução dos figurinos. Aderecista : Criativo responsável pela construção dos objetos/adereços que se utilizam em cena. Maquiador/visagista : Responsável pela caracterização dos atores.
Dramaturgo é uma expressão que tem origem no grego "dramatourgós", que significa autor de peças de teatro. Os textos dramáticos escritos pelo dramaturgo são destinados à representação por atores, seja no teatro ou em teledramaturgia (novelas, filmes, minisséries etc.).
Os personagens na linguagem teatral são os atores da peça, que podem ser divididos em: Protagonistas; Antagonistas; Coadjuvantes.
Nas narrativas ficcionais, personagem é aquele ser que pratica as ações narradas. Ao lado do narrador, compõe o quadro das pessoas que participam da história contada. Um parênteses: este texto fala sobre a personagem, mas também poderia falar sobre o personagem.
Ser o personagem principal do texto e do contexto significa ser o protagonista da história. Trata-se do personagem mais importante da trama. Toda história tem um personagem de destaque, que recebe a maior parte das cenas. Quando esse personagem tem alguém que se opõe a ele (exemplo: vilão), temos então um antagonista.
Considerando a sua importância e função na narrativa, podemos classificar os personagens como:
Muita coisa faz parte da caracterização de um personagem, sua etnia, sua idade, seu porte físico, sua altura, como se veste, como fala, como pensa, como age. Mas sem dúvida, o caráter mais importante da caracterização é revelar a personalidade e o psicológico de um personagem.
Descrição pormenorizada dos traços distintivos de personagens que integram a acção de uma peça literária de carácter narrativo ou dramático. ... A caracterização age sobretudo para determinar o perfil físico ou psicológico das personagens enquanto partes vivas de uma história.
10 técnicas para criar um personagem cativante
Se você precisa descrever a aparência de um personagem que o seu protagonista já conhece de maneira mais detalhada, o ideal é colocá-lo em uma situação onde a aparência está em evidência. Um evento, uma pergunta — “como estou?”, “você me acha bonita?” —, um comentário, enfim, algo do tipo.