A Bíblia diz: “A Soberba precede a ruína, e a altivez a queda.” (Provérbios 16:18). Ou seja, todas as pessoas que agem de acordo com a soberba estão destinadas ao fracasso, solidão e à queda. Lentamente, estão cavando a sua própria ruína.
Falta de humildade individual pode causar elevado grau de incompetência e incompatibilidade pessoal e profissional.
Justamente por ser o desejo de superioridade, o alimento da pessoa orgulhosa, é que este pecado foi considerado pela tradição cristã, como o maior e mais nocivo dos pecados. Nele, o pecador não se dirige mais a uma finalidade especifica como, agredir, rebaixar, malemolência, possuir ou obter prazer.
Na psicologia foram definidos dois tipos de orgulho, o positivo e o negativo. O orgulho positivo é chamado de autoestima e autoconfiança, e o negativo é chamado de soberba.
O Orgulho como admiração. O aspecto mais positivo do orgulho é o orgulho como uma admiração. Quando alguém diz: “Estou muito orgulhoso de ti por ter feito isso” o significado da palavra orgulho está ligado a admiração pelo feito, pela conquista, pela capacidade de realizar.
O sentimento de ser especial e ter uma missão importante são manifestações comuns do orgulho. Aquele desejo de ser uma pessoa vista, querida, reconhecida e amada pode estar contaminada por essa imagem ilusória de si mesmo.
Se você quiser parar de ser orgulhoso, hoje vamos dar algumas dicas que irão melhorar seus relacionamentos e permitir que você se sinta melhor com você mesmo.
O orgulho é uma doença maligna e destrutiva, ele transforma o orgulhoso em uma pessoa mesquinha, medíocre, egoísta, falsa e que ama só a si mesmo. Ele não aceita o sucesso de outras pessoas, acredita que só ele merece ser bem-sucedido; não aceita correção e é uma pessoa de poucos amigos.
O orgulho estraga o amor, a amizade, o trabalho. Porque nada pior do que lidar com alguém orgulhoso, que não sabe reconhecer quando está errado, que não sabe pedir desculpas, que não sabe olhar nos olhos e dizer que sente nossa falta e que nos ama quando não merecemos ser amados.
Modo de preparo:
Orgulho ferido = ferida emocional A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.
Onde tem orgulho fica difícil existir amor. Quando o amor enche o coração, não deixa nele lugar para mais nada. Nem para o ódio, nem para o rancor, nem para o orgulho.
Vanessa Machado: Não deixe que o orgulho fale mais alto... Não deixe que o orgulho fale mais alto que seu coração, Se alguém te faz sorrir nas horas mais incertas e te faz bem mesmo quando não diz nada, apenas por estar com você...
Wesley Safadão
Então vai... vai na paz e não volta jamais! Quem vive de passado é museu e caranguejo é que anda pra trás. Quem vive de passado é museu, quem vive de futuro é cartomante e quem vive de ilusões é mágico!
Quando o orgulho é maior que a saudade, não há amor que dure. A mensagem não é enviada, não tem chamadas perdidas e a companhia não toca. Tudo parece distante quando o maior desejo é ficar do teu lado.
O contrário de orgulho é: Contrário de vaidade: 1. despretensão, desafetação, despresunção, descontração, naturalidade, simplicidade, singeleza, modéstia, humildade.
38 sinônimos de orgulho para 3 sentidos da palavra orgulho: Sentimento de satisfação e valorização: 1 brio, dignidade, valor, honra, honradez, amor-próprio, ufania, pundonor, exaltação, glória.
Ostentar orgulho e vaidade em excesso: 1 blasonar, exibir, alardear, bazofiar, arrotar, estadear, ostentar, pavonear, bravatear, fanfarrear, gabar, galrar, bufar, fanfarronar, jactar-se, vangloriar-se, bizarrear, gloriar-se, jactanciar-se, envaidecer-se, ufanar-se.