17 de julho de 1790
A noção preponderante em Smith sobre a natureza humana seria a da igualdade, não a política ou econômica, tampouco a sociedade, mas uma igualdade básica entre os homens, os quais, por meio da educação poderão se tornar, inclusive, filósofos.
A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes. O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir. A ciência é o grande antídoto do veneno do entusiasmo e da superstição.
O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital. Surgiu no século XV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.
Quais os principais pensadores do capitalismo?
Principais defensores teóricos Adam Smith, Friedrich Hayek, Karl Polanyi, Richard Cantillon, Émile Durkheim, Alfred Marshall, etc.
Seus principais pensadores são Adam Smith e Manuel Castells. O capitalismo já teve três fases: Capitalismo comercial: o Estado detinha grande poder sobre a economia e impunha regras protecionistas. Havia grande circulação de moedas e a balança comercial era muito favorável.