Designação dada em tomodensitometria a uma zona de densidade inferior ao normal para cada estrutura ou tecido, e que pode ser fisiológica ou patológica.
Significado de Lobulado [Arquitetura] Que se assemelha as representações (figura) de segmentos de curva, organizadas de maneira sequencial e unidas por pontos extremos.
Contornos lobulados são inespecíficos, podendo ser vistos em nódulos benignos ou malignos. O único aspecto que é relativamente específico para lesão maligna é o contorno irregular, com margens espiculadas, principalmente se associado a distorção dos vasos adjacentes.
As características da formações expansiva ao ultrassom são importantes: capsula, septos, vascularização do doppler, presença de papilas, presença de ascite. Os marcadores tumorais podem trazer informações adicionais. A ressonância pode ajudar no diagnóstico.
Um contorno lobulado implica um crescimento desigual do nódulo que pode estar associado com a malignidade. Lobulação porém também ocorre em até 25% dos nódulos benignos. Um nódulo com uma margem irregular ou espiculado é provável que seja maligno, embora ocasionalmente pode ser devido a pneumonia em organização focal.