Resposta. A primeira Revolta da Armada aconteceu de 1891. A causa foi o desgosto em relação à conduta do Marechal Deodoro da Fonseca (que era o presidente da República na época). ... A consequência foi a renúncia de Deodoro da Fonseca, então com somente nove meses em exercício do cargo.
O principal objetivo da Primeira Revolta da Armada era forçar o presidente Deodoro da Fonseca a reabrir o Congresso e terminar o estado de sítio. Também queriam igualar os direitos e salários do Exército e da Marinha e aumentar o protagonismo desta arma no governo.
A Revolta da Armada foi um movimento de rebelião ocorrido em 1893 e liderado por algumas unidades da Marinha Brasileira contra o governo do presidente Floriano Peixoto. ... O governo Floriano não cedeu, organizou o Exército e resistiu à revolta. A defesa do litoral impediu o desembarque dos revoltosos.
1893 – 1894
Rio de Janeiro
Durante o governo do marechal Floriano Peixoto (1891-1894) dois levantes se fizeram sentir: a Revolta da Armada (1893-1894) e a Revolução Federalista (1894). A República estava recém instaurada no Brasil, pois a Proclamação que encerrou o ciclo do Império ocorrera em 15 de novembro de 1889.
Nesse contexto, surgiram as primeiras grandes Revoluções da chamada República Velha ou Primeira República (1889 – 1930): a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro, que posteriormente migrou para o sul do país, onde conseguiu apoio, e culminou na Revolução Federalista.
Resposta: A Revolta da Armada e a Revolução Federalista. Explicação: A Revolução Federalista foi uma guerra civil que aconteceu entre os anos 1893 e 1895 no Rio Grande do Sul, logo após a Proclamação da República.
Em 1893, teve início a Revolta da Armada. Custódio de Melo, que havia apoiado Floriano na eleição para vice-presidente, não aceitou as medidas do governo em relação à política gaúcha. ... Pela Constituição, Floriano deveria convocar novas eleições no prazo de dois anos após a posse. Porém, isso não ocorreu.
Pois o Floriano Peixoto tinha dois Problemas: A rebelião dos gaúchos e a Revolta da Armada. Marinheiros tentaram uma aliança com os federalistas. Com isso, chegaram a participar da revolução federalista, mas não obteve sucesso. forma conseguiu o apoio do exército, e dos atuais governadores do estados.
A revolta do 31 de janeiro de 1891 foi um levantamento militar que teve lugar na cidade do Porto e que é considerado como a primeira revolta republicana, a primeira tentativa de derrube da monarquia e de implantação da República em Portugal.
O governo de Floriano Peixoto foi o segundo governo do Brasil durante o período republicano, estendendo-se de 1891 a 1894, logo depois da renúncia de Deodoro da Fonseca da presidência. ... A repressão a esses dois movimentos de rebelião contra o governo deu para Floriano a alcunha de “marechal de ferro”.
29 de junho de 1895
Conhecido como Marechal de Ferro, Floriano Peixoto enfrentou, na presidência, duas rebeliões: a Revolta da Armada, resultado de conflitos entre o Exército e a Marinha, no Rio de Janeiro, e a Revolução Federalista, iniciada no Rio Grande do Sul, na qual enfrentaram-se os republicanos de orientação positivista e os ...
Floriano Vieira Peixoto – também conhecido como A Esfinge, Marechal de Ferro e Consolidador da República – nasceu no engenho de Riacho Grande, em Ipioca, distrito de Maceió, em 30 de abril de 1839, filho de Manuel Vieira de Araújo Peixoto e de Ana Joaquina de Albuquerque Peixoto.
Marechal Deodoro, Brasil
O Marechal Floriano Peixoto, segundo os historiadores, era uma figura misteriosa e evasiva. Considerado o primeiro ditador de fato da história do Brasil, assumiu o governo como vice-presidente em exercício no dia 23 de novembro de 1891.
Manuel Deodoro da Fonseca (Alagoas da Lagoa do Sul, 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do Brasil e uma das figuras centrais da Proclamação da República no país. ...
Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileiro, o primeiro presidente da República do Brasil. Marechal Manuel Deodoro da Fonseca nasceu na cidade de Alagoas, hoje Deodoro, no Estado de Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827. ...
A presidência foi assumida pelo vice-presidente, o militar Floriano Peixoto, que governou de 1891 a 1894. Juntos, o governo de Deodoro e Floriano formaram o período que ficou conhecido como a República da Espada (1889-1894).
O marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil e governou o país de 1889 a 1891.