Resposta: a questão militar foi uma serie de atritos entre o exército e o império. A principal razão desses conflitos foi a punição dos dois oficiais do exército, Sena Madureira e Coronel Cunha Matos. Punidos por denunciar casos de corrupção pela imprensa e por se manifestar publicamente a favor da abolição.
Questão Militar - Uma sucessão conflitos entre a oficialidade militar e a monarquia durante o Segundo Reinado gerou uma grave crise política, levando o Exército a romper com o governo e fortalecer a campanha republicana.
Resposta. o motivo foi que a agitação abolicionista da década de 1870, chegou também ao Brasil a propaganda republicana.
A Questão militar no Segundo Reinado Após este conflito, é possível dizer que estes militares passaram a se organizar enquanto uma classe: o exército.
Resposta. A insatisfação da elite agrária com a abolição da escravatura, o descontentamento dos cafeicultores do Oeste Paulista e dos militares que almejavam mais poder, e as interferências do Imperador em assuntos da Igreja.
A Questão Religiosa, a Questão Militar, o Republicanismo e a abolição da escravatura foram fatos contribuíram para a queda da monarquia brasileira e a ascensão da república, bem como a liberdade de pensamento e associação que o imperador D. Pedro II permitiu.
Os principais fatores que levaram a queda da Monarquia foram os termos da Abolição da Escravatura, a expansão do prestígio do Exército, a Questão Religiosa e o "clima cultural" do final do século XIX.
A abolição da escravidão, em 1888, foi o golpe de misericórdia. Os grandes fazendeiros, extremamente dependentes da mão-de-obra escrava, ressentiram-se contra a Monarquia. ... Assim, no dia 15 daquele mês, sob a liderança do marechal Deodoro da Fonseca, o Brasil passou da Monarquia à República.
Resposta. Monarquia: rei, rainha. República: presidente. espero ter ajudado!
Tem mais depois da publicidade ;) A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. A derrubada da monarquia ocorreu pela perda de apoio político fazendo com que esse regime se tornasse impopular entre as elites do Brasil.
Resposta: As pessoas, descontentes com o regime monárquico, fundaram associações que defendiam maior liberdade para as províncias, eleições diretas e o direito de votar para todos os homens maiores de 18 anos e alfabetizados.
Resposta: foi o poder nas maos do rei e a exigencia de participaçao do povo no governo que levaram o emergencia da republica como forma alternativa de governo.
Desde 1889, o Brasil é uma república presidencialista, mas, entre 1822 e 1889, o Brasil foi uma monarquia, sendo governado por dois imperadores. A monarquia brasileira foi adotada como forma de governo logo após a independência declarada por d. ... Pedro I que foi coroado imperador em 1822 e abdicou do trono em 1831.