Cavalos, por exemplo, são muito utilizados como meios de transporte. Além disso, ajudam o homem do campo em serviços mais pesados, como para puxar carroças e arados. Já os bois e vacas, além de alimentos, como a carne e o leite, podem também nos fornecer o couro.
Não são animais agressivos, apenas atacam quando se sentem ameaçados. Sua reprodução é através de um macho e uma fêmea, diferente do escorpião amarelo, que é auto suficiente. O veneno do escorpião marrom age sobre o sistema nervoso da vítima. Apesar de nociva, sua toxina é menos poderosa do que o do escorpião amarelo.
São muitos os animais que gostam de se alimentar de escorpiões, como a lacraia, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, seriemas, suricatos, corujas, gaviões, quatis, galinhas, camundongos e algumas espécies de formigas.
A lagartixa é insetívora, ou seja, alimenta-se de insetos, como baratas, besouros, formigas e mosquitos. Entretanto, algumas espécies também comem carne. É o caso, por exemplo, da lagartixa-leopardo que ingere pequenos roedores. Ao contrário do que muita gente pensa, o réptil não é perigoso.
O biólogo também alerta que não existe inseticida comprovadamente eficaz para combater escorpiões. A melhor maneira é prevenir o aparecimento, com limpeza correta de todas as áreas da residências e colocação de barreiras de proteção nos possíveis locais de entrada dos escorpiões.
Os filhotes de lagartixa preferem papinhas de bebe de damasco, banana, maçã e pêssego ou as frutas. Qualquer um dos itens pode ser comprado em mercados, mas lembre-se de evitar frutas cítricas ou papinhas que as contenham.
Cuidando da lagartixa. Forneça água diariamente. Dependendo do tipo de réptil, basta colocar água em uma tigela rasa (ou numa tigela borbulhante, para lagartos que não bebem água parada) e borrifar um pouco d'água nas paredes do aquário (apenas para lagartos arbóreos ou desérticos) para suprir suas necessidades diárias ...
Não, a lagartixa não tem veneno e não existe lagartixa venenosa. ... Os tipos de lagartos venenosos costumam ser de grande tamanho e não costumam viver nos espaços urbanos, o que quer dizer que os lagartos que podemos encontrar em casa não são venenosos porque não possuem nenhum tipo de veneno.
Algumas lagartixas se hidratam com a água borrifada no viveiro e nem chegam a tocar na água da tigela. Dê apenas água desclorada — mas nunca água destilada, que provoca deficiências de nutrientes e minerais. Evite oferecer também água de torneira, que pode ser prejudicial à lagartixa.
As lagartixas geralmente são atraídas por ambientes úmidos e quentes. Você pode criar uma armadilha que replique esse tipo de clima para atrair o réptil. Faça um buraco pequeno em três lados de uma caixa de sapatos. Coloque algumas toalhas de papel sob a água corrente morna ou quente da torneira.
Antes de tentar segurar a lagartixa, espere alguns meses para criar um vínculo de amizade entre vocês dois. Cuide bem da lagartixa para conquistar a confiança dela e acostumá-la com a sua presença. Use luvas grossas. A mordida da lagartixa-tokay pode ser bastante dolorosa.
O fato de serem tão pequenas aumenta a área que fica em contato com a parede e multiplicado pelas milhares espátulas das patas da lagartixa, as forças de Van der Waals produzem suficiente atração para segurar o peso desse pequeníssimo lagarto.
Para se defender, assim como a maioria dos lagartos, as lagartixas são capazes de soltar a cauda, mecanismo conhecido como autotomia (auto = voluntário, próprio e tomia = partir, cortar). ... Essa estratégia pode ser repetida, porém, a cada episódio, o rabo ficará mais curto.