Mas o que é um bom índice H? Segundo Hirsch, um índice H = 20 para um pesquisador com 20 anos de carreira, indica um pesquisador de sucesso. H = 40 para os mesmos 20 anos caracteriza pesquisadores excepcionais, geralmente trabalhando com grandes equipes em universidades de ponta.
O Índice H não é um número estático, pois um artigo pode continuar recebendo citações ao longo dos anos. Por isso, seu cálculo é feito a partir do número de artigos publicados por um autor que tenham sido citados pelo número igual ou maior que o número de artigos publicados por ele.
O Google Acadêmico gera diversas métricas para autores e publicações, dentre elas o índice h, que é criado para todos os usuários que possuem perfil na base. O cálculo do índice h é feito por algoritmos que contabilizam as publicações e suas citações identificadas em documentos disponibilizados na web.
1 Na tela principal do seu currículo lattes, clique em “Citações” (indicado com a seta 1) e depois clique na opção “Citações no SCOPUS” (indicado com a seta 2), como mostrado abaixo: 2 Abrirá uma nova tela.
Para acrescentar artigos, role a tela para baixo e clique em "Search for missing documents". 8) Irá abrir a tela "Search for missing documents" onde deve ser digitado o nome da publicação que deseja buscar e clique em "Search".
Insira o sobrenome e as iniciais e clique em “Search”. >>Selecione os artigos de sua autoria e clique em “Add”. Os dados serão enviados automaticamente para o ResearcherID. Para navegar entre as opções para adicionar publicações, clique em “Return to Add Menu”.
No menu Identificação, é possível incluir outro nome de citação igual ao utilizado no cadastro da revista. Basta digitar o nome (citação correta) e clicar no botão Salvar. Após essa alteração, será possível incluir o DOI no menu produções do Lattes.
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
Por ora é possível inserir no Lattes o seu ORCid. Vá em Dados gerais – Identificação – Outras bases bibliográficas – Inserir nova – Selecione ORCid e insira o seu número. O ORCid permite importação de dados do Google acadêmico bem como de bases como Scopus, ResearchID, Redalyc e outras.
Para incluir o ORCID no seu currículo, siga os seguintes passos:
Acesse o site: https://www.scopus.com/customer/authenticate.uri □ Clique em “Add to ORCID” para habilitar a troca de dados.
O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002- ...
A senha deve ter no mínimo 6 caracteres. O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa (por exemplo: http://orcid.org/0097). Leitor : Notificado via e-mail da publicação de nova edição da revista.
Clique em um identificador para visualizar a lista de publicações (publications list) do autor no perfil do pesquisador hospedado no Publons ou ORCID. Um autor pode ter um número de ResearcherID ou ORCID ou ainda, ambos no Web of Science.
Para incluir o ORCID no seu currículo, siga os seguintes passos:
Inclua seu número identificador ORCID em seu Currículo Lattes 1) Acesse a plataforma do Currículo Lattes e Atualize seu Currículo: http://buscacv.cnpq.br/buscacv 2) No menu superior, selecione Dados gerais; 3) Clique em Identificação; 4) Clique em Outras bases bibliográficas; 5) Clique em Inserir nova; 6) Digite seu ...
3) Na janela que se abre, no menu à esquerda, selecione a opção “Outras bases bibliográficas” e clique em “Inserir nova”. 4) Preencha com o seu número ORCID (apenas os números) e clique em “Validar ID”. Após a validação, clique em “Confirmar”.
Basta atualizar o currículo, acessando o menu “Dados gerais” e “Identificação”. Depois disto, deve-se marcar “Sim” na opção “Deseja utilizar o nome social?” e preencher o campo “Nome social” que foi habilitado.
O grupo é carregado na base de dados imediatamente após o envio. No entanto, para que fique disponível para consultas públicas no portal do DGP (Buscar Grupos), é necessário um prazo de até 12 horas, após certificado ou atualizado.
Nome social é aquele pelo qual travestis ou transexuais optam por serem chamados, em contraste com o nome civil registrado que não reflete sua identidade de gênero.
Como disponibilizar o Lattes no Google? a) Abra a página Incluir/Remover o seu URL (Google), no endereço http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html ; b) Insira a URL (endereço do seu currículo) e os comentários (palavras-chave) e confirme.
Basta seguir os seguintes passos:
Na página de serviços do CNPq, o usuário deverá acessar o link da Plataforma Lattes e selecionar a opção do Diretório dos Grupos de Pesquisa. No Portal do DGP, clicar em "Acessar o Diretório", informar login e senha CNPq (a mesma do Currículo Lattes) na tela de autenticação e clicar no botão "Acessar".
Há duas formas de salvar o currículo Lattes em PDF: direto na plataforma ou pelo Word. Na primeira opção, você só precisa abrir o seu currículo online, clicar no ícone da impressora e alterar o comando de impressão. Ao invés de clicar em “imprimir”, mude a configuração para “Salvar em PDF”.
Como salvar documentos em PDF no Office para Android