A obra lírica de Camões é constituída por poemas feitos em medida velha e em medida nova. A medida velha obedece a poesia de tradição popular, as redondilhas, de 5 ou 7 sílabas (menor ou maior, respectivamente). São composições com um tema. Os poemas em medida nova são formas poéticas ligadas a tradição clássica.
Das características da poesia lírica camoniana, destacamos a visão idealizada da mulher, que, por influência, de Petrarca e do Neoplatonismo em circulação na época, é vista, diferentemente das redondilhas por exemplo, como um ser superior, encarnação, no mundo terreno do Amor, para representar o Amor Absoluto, que é ...
Neste poema, Camões procurou conceituar a natureza contraditória do amor. Não é um tema novo. Já na Antigüidade, o amor era visto como uma espécie de cegueira, uma doença da razão, uma enfermidade de conseqüências às vezes devastadoras.
Então essa frase seria algo como "o vencedor servir a quem vence", ou seja, trata-se de humildade, de ser bom com os outros e com a vida, independente de ganhar ou perder; e, mesmo se for vencido por alguém, saber tratar aquela pessoa com cuidado do mesmo jeito.
é um cuidar que ganha em se perder. Na segunda estrofe do poema, ainda há a aproximação de ideias opostas, mas, dessa vez, de maneira ao alcançar um “estado máximo”: “não querer mais do que”, “nunca” e “ganhar” são ideias com sentidos absolutos, que mostram a força desse sentimento.
Luís Vaz de Camões
Quando diz: “Tão contrário a si é o mesmo amor”, o poeta abandona a tentativa de definir o amor. O amor existe como vida, é a realização de um sentimento e não a descrição desta virtude. O sujeito encontra-se em conjunção com o ato realizado e em disjunção da virtualização do amor que faz a ação ser verdadeira.
1. A letra da música “Monte Castelo” de Renato Russo é um exemplo de intertextualidade, isto é, retoma um texto da Bíblia – I Coríntios, capítulo 13 e o soneto de Camões “O amor é fogo que arde sem se ver.
A palavra MAS. 5 – Como você responderia à indagação final do poeta? Resposta pessoal do aluno.
A indagação final revela que o amor é um sentimento muito contraditório. Por isso ele questiona como as pessoas podem ter tanta "amizade" pelo amor, se este é tão contrário à amizade (o amor é egoísta, é possessivo...)
Resposta. Resposta: 1. O tipo de amor cantado é o idealizado, pois o amor só se realiza no campo das ideias, do desejo, não se concretiza fisicamente.
Resposta. Resposta: Porque de acordo com a musica o amor é um fogo que arde e doí sem se ver .
Camões, no conhecido soneto em que tenta definir o amor, enreda-se em uma seqüência de paradoxos: "Amor é fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente/ É um contentamento descontente/ É dor que desatina sem doer".
Resposta. O verso 1 diz que o amor , para o eu-lírico, é sentir-se solitário mesmo estando rodeado de gente. ... o verso 3 diz que o amor é o próprio vencedor servir a quem vence. Isso mostra que o amor é um sentimento contraditório, cheio de paradoxos, contrario a si mesmo.
A figura de linguagem empregada nos versos do comando da questão é a antítese, que se trata de elementos contrários num período, por exemplo "calor frio", ou "claro escuro". Aqui temos "solitário que caminha entre a gente" e "se ganha em se perder". ... Antítese, você já sabe.
Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). ... Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes , a rima e a métrica.
Mario Quintana: Quem faz um poema abre uma janela.... Quem faz um poema abre uma janela. Respira, tu que estás numa cela abafada, esse ar que entra por ela. ... Quem faz um poema salva um afogado.
A finalidade dos poemas é emocionar, sensibilizar o leitor, manifestar arte e beleza; eles são comumente encontrados na esfera literária/artística. Muitos pensam que ele está restrito à forma escrita, mas hoje é possível encontrar os poemas em vídeo, áudio e outras linguagens.
De modo geral, entende-se por poesia a emoção, o aspecto imaterial do texto. Assim, podemos encontrar poesia em poemas, canções, textos narrativos, peças publicitárias, pinturas e filmes, por exemplo.
Reunimos 9 dicas para você publicar ebook de poesias de maneira inteligente e que valorize ao máximo cada pequena obra como parte de uma grande unidade.