O labrum acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa semelhante ao menisco que circunda a cartilagem hialina ao redor do perímetro do acetábulo, exceto em uma área ao redor da fossa acetabular, onde é separado da cartilagem hialina por um sulco bem definido.
O acetábulo é dividido entre as partes do quadril, não pertencendo totalmente a nenhum deles. Uma de suas principais funções além da sustentação é proteger o sistema reprodutor e o sistema digestivo inferiormente.
O labrum acetabular é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste o acetábulo, ou seja, reveste a parte interna do quadril onde o fêmur se encaixa. O labrum tem diversas funções, incluindo absorção de impacto, lubrificação da articulação, manutenção da pressão intra-articular e estabilidade adicional, entre outras.
As lesões mais comuns no quadril são a artrose do quadril, a tendinopatia ou bursite do quadril, o impacto femoroacetabular e a lesão do labrum.
Ele surge a partir de uma fissura na cartilagem, onde partindo disto o liquido sinovial começa a adentrar, e ao infiltrar na cartilagem forma uma cavidade no osso subcondral (abaixo da cartilagem) formando uma espécie de bolsa. Este cisto por si só já representa um grau 3 de Artrose.
Entre as causas comuns de dor no quadril, estão a tendinite, bursite, inflamação do nervo ciático, artrite, artrose, luxações e fraturas.