O segredo das cores Uma mesma planta pode dar flores azuis, rosas ou brancas, se a terra que a cerca tiver o PH alterado. Qualquer pessoa pode escolher a cor das flores das hortênsias que tem no jardim de casa. Basta tornar o solo mais ácido ou mais alcalino.
Caso plante a Hortênsia em vaso opte por um bem grande, pois, esta planta se desenvolve como uma grande moita. Em períodos de muita chuva, frio muito rigoroso ou calor bem intenso, coloque o vaso com a planta em local protegido e fresco, o ideal é que seja em um ambiente com uma temperatura de 13 até 15°C.
As hortênsias normalmente florescem em novembro e permanecem exuberantes até fevereiro, março. Seu auge ocorre no meses de dezembro e janeiro.
primavera
Tal como já abordei, a cor de uma hortênsia varia consoante o pH presente no solo. Assim verifica-se que as hortênsias presentes em solos ácidos (pH inferior a 5,5) disponibilizam níveis elevados de alumínio à planta tornando as flores azuis.
Mas no que se refere às hortênsias, o pH produz as seguintes alterações: as plantadas em solos alcalinos, com pH elevado, produzem as flores com coloração rosa, já as que se encontram em solo ácido, com pH inferior, são responsáveis pelas flores azuis.
Como corrigir o pH do solo alcalino? Assim como na correção de solos ácidos utilizamos fontes minerais, em solos alcalinos elas também são uma das opções. É possível utilizar materiais como enxofre e adubos nitrogenados, mas também a utilização de adição de material orgânico e manejos com leguminosas.
Para eliminar a acidez do solo, utiliza-se algumas práticas para fornecer suprimentos como, por exemplo, o cálcio e magnésio, mantendo um solo fértil e produtivo. A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo.
Adicione enxofre elementar a um solo que estiver muito compactado ou que tiver muita argila.
Esse processo é chamado de neutralização e serve para neutralizar ácidos e bases. O vinagre é feito de um ácido que se chama ácido acético. Então, não podemos diminuir a acidez com outro ácido. O limão já sabemos que é ácido, pois é uma fruta cítrica, ou seja, seu suco é ácido.