crossorigin="anonymous">
vértebras cervicais (7) incluindo o atlas e o áxis....
É a região do pescoço localizada entre o músculo esternocleidomastóideo, anteriormente; e o músculo trapézio, posteriormente. O limite inferior é a clavícula (terço médio). O assoalho do trígono é formado pela fáscia pré-vertebral sobrejacente aos músculos esplênio da cabeça, levantador da escápula e escalenos.
O esternocleidomastóideo é um músculo do pescoço de duas cabeças que, fiel ao seu nome, tem ligação com o manúbrio do esterno (esterno-), a clavícula (-cleido) e o processo mastóideo do osso temporal (-mastóideo).
A dor no pescoço geralmente é causada por atividades que envolvem movimentos repetidos ou posturas prolongadas do pescoço. Isso pode resultar em fadiga (um músculo sobrecarregado em demasia), uma entorse (lesão de um ligamento), ou um espasmo dos músculos do pescoço.
Cervicobraquialgia significa dor que inicia no pescoço e irradia para o braço. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais. Existem diversas causas para surgimento de cervicobraquialgia, sendo compressões nervosas na coluna as mais comuns.
4 formas simples de aliviar a dor no pescoço
Quais os sintomas da dissecção da carótida??? Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Acordar com o pescoço travado e dolorido, sem conseguir movimentar a cabeça completamente para um dos lados. É um problema que, infelizmente, quase todos nós experimentamos: o torcicolo. Nessa condição, há um espasmo nos músculos do pescoço e ombro.
Normalmente este torcicolo, conhecido como usual, é causado por má postura durante o sono. No entanto, esta não é a única situação que pode provocar a torcicolo: um trauma, um soco, uma doença congênita, o estresse e até mesmo ataques de pânico pode resultar em retração do pescoço.
Tensão muscular Esse sintoma pode ser aliviado por meio do uso de compressas quentes de água sobre a região afetada. Além disso, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios também costumam amenizar o incômodo e as dores.
RESUMO Introdução: A tendinite aguda pré-vertebral, também conhecida como tendinite calcificada retrofaríngea ou tendinite do músculo longo do pescoço, é uma causa pouco fre-quente de cervicalgia aguda produzida por uma inflamação do músculo longus colli.
Se pensarmos que existem vários tendões passando pelo pescoço e que é comum hoje em dia, que exista uma pequena inflamação em um deles, fica difícil dizer até que ponto é grave ou não. Na verdade, precisamos saber a causa deste aumento de tensão muscular no pescoço.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de torcicolo são:
É preciso alongar o pescoço e para conseguir fazer isso deve-se usar uma técnica chamada energia muscular. Isso consiste em colocar a mão (do lado em que está o torcicolo) na cabeça e fazer força empurrando a cabeça contra a mão. Mantenha essa força durante 5 segundos e relaxe, descansando por mais 5 segundos.
Recomendo compressa quente. Verifique antes a temperatura e proteja a bolsa de água com toalha, para prevenir queimadiras. Se não melhorar em 2 dias procure seu médico. O torcicolo é um espasmo da musculatura, ou seja, uma contração muscular mais forte que o normal.
Caso não desapareça, deve-se consultar com um médico, que pode ser um clínico geral, um ortopedista, um fisiatra ou um neurologista. Provavelmente, neste momento o especialista irá medicar com analgésicos e relaxante muscular, imobilizar com colar cervical de espuma e iniciar uma fisioterapia analgésica.
Os principais sinais e sintomas de um torcicolo incluem: Geralmente o torcicolo melhora após as primeiras 24 horas, e tende a durar de 3 dias a 5 dias.
A diferença entre torcicolo e cervicalgia é que o primeiro caracteriza-se por uma dor pontual e transitória, em que os sintomas desaparecem sozinhos por volta de uma semana. A cervicalgia é um torcicolo mais grave, quando as dores persistem e se instalam progressivamente, com os sintomas cada vez mais fortes.
É preciso alongar o pescoço e para conseguir fazer isso deve-se usar uma técnica chamada energia muscular. Isso consiste em colocar a mão (do lado em que está o torcicolo) na cabeça e fazer força empurrando a cabeça contra a mão. Mantenha essa força durante 5 segundos e relaxe, descansando por mais 5 segundos.
Colocar uma compressa quente no pescoço, fazer uma massagem, alongar os músculos e tomar um relaxante muscular são 4 formas diferentes de tratar um torcicolo em casa. Estes quatro tratamentos se complementam e ajudam a curar o torcicolo mais rápido, podendo ser úteis para aliviar a dor e o desconforto.
O torcicolo é uma contratura muscular, um “mau jeito” na região do pescoço, que acaba entortando a cabeça para o lado contrário ao lesionado. Quando ele vem, o jeito é ter paciência: o recomendado é repouso e imobilização do local, além de compressas quentes, durante 2 ou 3 dias. Mas prevenir é fácil: alongamento.
Alguns exemplos de alongamentos para dor no pescoço são:
Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Faça uma rotação completa do pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, num sentido e depois no outro. Eleve um dos braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício com o outro membro.
Encaixe o cinto um pouco acima do meio do seu pé, de modo que as mão segurem firmemente cada ponta do cinto, seu braço deve ficar reto, mas não tensos. Mantenha a planta do outro pé no chão, respire profundamente por algum tempo, tente sentir o alongamento da coluna.
Alongamento para a coluna cervical Sentado, coloque a mão direita sobre a cabeça e abaixe a cabeça lateralmente nesta direção, enquanto estica a perna esquerda para o outro lado. Fique na pose por 40 segundos e repita do outro lado. 2. Sentado, vire a cabeça o máximo que conseguir para a direita.