Em 1809, a segunda freguesia da Capitania foi absorvida pela atual Capital gaúcha. Foi preciso uma revolução para que a antiga capital voltasse com tudo ao cenário político. Em 1838, Bento Gonçalves da Silva e Domingos José de Anchieta criaram a Vila Setembrina. Viamão e Triunfo passaram a formar a Comarca Abrilina.
Esta é uma lista de gentílicos referentes aos municípios do Rio Grande do Sul (Brasil), cujos nativos ou habitantes são chamados genericamente de gaúchos, sul-rio-grandenses ou rio-grandenses-do-sul.
A origem – colônia Dona Isabel A colônia de Dona Isabel originou a cidade de Bento Gonçalves. Conde D'Eu originou a cidade de Garibaldi. Nova Palmira se tornou a cidade de Caxias do Sul.
Significado de Sulista adjetivo Relativo ao Sul; sulino. substantivo masculino Natural ou habitante da região Sul. Partidário dos Estados do Sul na guerra de Secessão (1861-1865), nos Estados Unidos da América.
Natural ou habitante do Sul de uma região ou país.
O Gentílico de Cidade Gaúcha é Cidade-Gauchense. Sua população no ano de 2010 era de 11.
Rio Grande do Sul – Quem nasce no RS é GAÚCHO, RIO-GRANDENSE-DO-SUL. Rio Grande do Norte – Quem nasce no RN é POTIGUAR, RIO-GRANDENSE-DO-NORTE.
A música “Aina mun pitää” (que em tradução livre significa “Eu sempre tenho que”), de autoria da banda Pertti Kurikan Nimipäivät (em tradução livre: Dia do Nome Pertti Kurikka), também conhecida pela sigla PKN, venceu o concurso que elege quem vai representar o país no evento.
O folclore gaúcho As danças tradicionais gaúchas, dançadas pelas invernadas de danças ocupam um espaço nobre no folclore e principalmente no tradicionalismo gaúcho, com diversas manifestações folclóricas, que também vieram das etnias do RS.
O folclore do Rio Grande do Sul é cheio de lenda que marcaram imaginação dos gaúchos. A palavra “Boitatá” vem da Língua tupi e significa “cobra de fogo”.