A origem da criação da palavra animal é encontrado no grego, vem de zoom (animal) e techne (técnico).
Enquanto os seres humanos praticada gado por milhares de anos, ciência animal como uma disciplina é relativamente recente, desde a primeira menção a ele aparece no século XIX, quando o mundo animal é visto a partir de parâmetros econômicos. A pecuária é uma forma de entender a economia/producao.html”>produção animal a partir de uma dimensão científica.
Zootecnia é o conhecimento que incide sobre o mundo animal a partir da perspectiva da tecnologia e economia. Assim, um zootecnista engenheiro trabalha para melhorar o desempenho da produção de gado, uma fazenda ou qualquer área onde os animais são destinados ao consumo humano.
Uma parcela significativa da nossa comida vem do mundo animal. O frango ou porco, ovos e leite são exemplos de produtos que nos fornecem animais.
O especialista na criação de animais tem um objectivo muito claro: que o processo de criação de animais destinados ao consumo humano para ser eficaz em suas várias seções. A eficácia pode ser entendida a partir de vários pontos de vista:
1) os animais são sujeitos a veterinário adequado,
2) os animais e os produtos que eles produzem cumprir as normas obrigatórias e
3) Todas as medidas técnicas e organizacionais são compatíveis com rentabilidade económica.
Isto implica que zootecnia relaciona-se com outros ramos do conhecimento, tais como veterinária, nutrição, biotecnologia e comércio. Em outras palavras, um animal de exploração deve ser saudável, bem alimentado, sob condições tecnológicas ideais e tudo para os lucros dos agricultores na sua actividade.
Produção animal apresenta uma ampla gama de opções. Neste sentido, gado, cabras e ovelhas formam uma área conjunta, uma vez que estes animais são produtores de leite e carne. O porco é uma área específica, como produtos variou de porco (carne, salsichas, patês …) são obtidos.
Criação de aves ou aves também é um ramo da pecuária. Criação de abelhas ou apicultura é também uma das suas modalidades. Nos últimos anos, a criação de animais é a introdução de critérios de sustentabilidade, que também é conhecida como a agricultura biológica.