A investigação científica é um pilar essencial no desenvolvimento de conhecimento que permite que novas descobertas. O método analítico empírica é um método de observação usado para estudos adicionais de fenómenos, pode estabelecer leis gerais a partir da ligação entre causa e efeito num dado contexto.
A análise estatística também é amplamente utilizado no campo das ciências sociais. Por muitos séculos, a filosofia foi considerada a primeira sabedoria, a ciência mais importante. Um dos mais famosos filósofos da Grécia Antiga, Aristóteles, explicou o valor da experiência prática no conhecimento da realidade.
A partir da experiência de assistir, você pode definir as deduções para analisar dados coletados pela observação. O método analítico empírico aborda a realidade dos fatos que são observáveis, mensuráveis e quantificáveis. É um método que contrasta suas hipóteses de forma rigorosa através da demonstração científica que determina se esta hipótese é verdadeira ou falsa. Para verificar ou refutar hipóteses são realizados diferentes experimentos.
No entanto, deve ser notado que esta é uma forma de conhecimento científico está constantemente incorporando novos dados. Uma pesquisa recente são baseados em verdades anteriormente alcançados por isso a história do conhecimento torna-se uma soma de contribuições que diferentes autores têm feito.
O processo levado a cabo pelo método empírico analítico é: primeiro, definindo um problema.
Posteriormente, uma hipótese de trabalho é baseada na pesquisa é estabelecida. Através de várias experiências, os resultados são analisados e colocados em ligação com esta hipótese. O método empírico analítico é valorizado por seu rigor e objectividade enquanto objetividade é baseada em dados que são testáveis.
No entanto, o método empírico analítico não pode ser aplicado a qualquer objecto de estudo, mas também tem limites. Por exemplo, não é possível aplicar este critério de certeza quanto ao estudo dos seres humanos como a existência da alma, a existência de Deus ou a vida após a morte. E, há realidades que não são observáveis. Por exemplo, o amor não pode ser medido como uma equação matemática eo universo interior de um (ilusão, esperança, amor …) ser humano não pode ser descrito por meio de uma equação científica.