palavra Bloodsucking vem do grego e etimologicamente significa comer sangue. Assim, a sanguessugas está alimentando através do sangue, uma característica rara em todo o reino animal. Aqui, entre os animais que se alimentam de sangue deve indicar alguns mosquitos e insetos, sanguessugas ou morcegos.
O sangue e o tecido tem propriedades químicas que o tornam numa forma adequada de energia para determinadas espécies. Deve-se ter em mente que as propriedades do sangue são perdidas quando o animal morre, então os animais sanguessugas se alimentam do sangue de animais vivos. Esta peculiaridade é muito original, porque o animal atacado por outro animal hematófago não deve morrer, porque de outra forma o seu sangue serviria como fonte de alimento.
Embora as espécies de animais sugadores de sangue são diferentes, todos eles têm algumas características morfológicas semelhantes: um poderoso aparelho bucal para penetrar na pele de suas vítimas, um sistema de secreção, que permite que o sangue coagule de rapina em um sistema olfativo muito preciso o que facilita a detecção de sangue em outros animais.
Hematofagia é considerada uma forma de parasitismo e observa-se que somente as fêmeas se alimentam de sangue, uma vez que necessitam de sangue para proteínas perpetuar suas espécies.
Algumas drogas anticoagulantes são derivados a partir do conhecimento dos produtos químicos em algumas espécies de sanguessugas, especialmente sanguessugas.
O sugador de sangue não é apenas uma curiosidade do reino animal, mas tem relevância porque ele representa um risco para a saúde dos seres humanos. Isto é porque os animais sugadores de sangue são frequentemente de origem algumas doenças infecciosas (em termos médicos é considerado como um vector de doença).
Inúmeras doenças infecciosas relacionadas com estes animais que se alimentam de sangue, raiva, malária, doença de Lyme, doença de Chagas e dengue. Um dos mosquitos hematófagos, que podem desencadear um processo infeccioso é Aedes aegypti, que é o portador de dengue, febre amarela e vírus da peste malária e Zika.