A química é o estudo da estrutura da matéria. Atualmente sabemos as propriedades dos elementos da natureza ou, em outras palavras, os materiais do mundo. Para ordenar adequadamente a tabela periódica, ordenando os elementos de acordo com o seu número atómico (o número de protões no núcleo do átomo) é usado.
A tabela periódica consiste de 118 elementos (sem metais, metalóides, não metais e gases inertes). A maioria é encontrada na natureza no estado puro (ou seja, 92) e o resto (26) são feitos em laboratórios criações sinteticamente. São dispostos a partir de sua complexidade (hidrogénio é o mais simples e tem o número 1 na tabela e urânio é o mais complexo e leva 92). Para se referir a um elemento ou um composto de vários elementos símbolos são utilizados.
Vale lembrar que nos tempos antigos símbolos foram usadas para explicar o que se acreditava serem componentes da natureza (terra, fogo, ar e água). Algunas de las abreviaturas vienen de los nombres originarios en latín.
Um símbolo de uma substância representa um átomo da substância. No entanto, na natureza, a grande maioria de substâncias não existem como átomos isolados, mas como uma combinação de mais do que um omo. Tomemos um exemplo. Dois átomos de hidrogénio, formando uma molécula de hidrogénio gasoso e o produto químico simbolizado por uma fórmula, neste caso H2. A fórmula química é formada pela abreviatura do elemento e um número em que o subscrito indica a quantidade de átomos
na molécula. La famosa fórmula del agua H20 significa que dos átomos de hidrógeno se combinan con un átomo de oxígeno en cada molécula. Otro elemento muy cotidiano es la sal común ( cloruro sódico ) y su fórmula química es NaCl.
Fórmulas também são utilizados em reacções químicas. Se, por exemplo, zinco e enxofre misturado sulfureto de zinco forma, e a sua fórmula de ZnS, o que significa que consiste átomo de enxofre e um átomo de zinco.
Se pensarmos no universo, pode parecer que o assunto tem uma distribuição muito complexa. Na verdade, não é, uma vez que 99% da totalidade do universo é formado por hidrogénio e hélio e apenas 1% para os outros elementos.