O cloroplasto é um organelo de células ovais verdes na planta, que tem clorofila, graças à qual pode levar a cabo o processo da fotossíntese. Cloroplastos ter um invólucro formado por duas membranas concêntricas contendo sacos achatados vesículas chamado tilacóides semelhantes, em que são organizadas pigmentos e outras moléculas que convertem a energia da luz em energia química, tal como no caso de clorofila .
Enquanto isso, a palavra cloroplasto pode ser usada de duas maneiras, sobre o um lado, para designar qualquer plasto dedicado à fotossíntese, ou não , que , para se referir ao verde, típico de plantas e plastídios das algas verdes.
Ambas as membranas de cloroplastos têm uma estrutura diferente, separadas por um espaço intermembranar conhecida como espaço periplastidial ou espaço intermembranar, a membrana externa ou exterior é muito permeável por causa da presença de porina, tanto tempo em relação à membrana interna é em menor escala, porque contém proteínas de transporte específicas. A cavidade interna é designado como estroma e é o mesmo em que as reacções realizadas para fixar o dióxido de carbono.
A função principal reside cloroplasto é realizar a fotossíntese, que é a conversão da energia da luz em energia química estável. Além disso, resulta em duas fases que são realizadas em diferentes locais, a fase leve, que ocorre na membrana tilacoide e a fase escura, que ocorre no estroma.