EQST

Radiacao?

Radiacao? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

A radiação é uma forma de energia que se propaga em movimento através de ondas invisíveis para o olho humano, tal como a radiação térmica ou de luz.

Outros tipos de radiação são produzidos em pequenas partículas que escapam os átomos a uma velocidade muito alta (por exemplo, a radiação produzida em centrais nucleares).

Radiação, desde a descoberta das suas utilizações

Como uma forma de energia invisível, a radiação foi descoberto no final do século XIX na forma de vários avanços (raios X, rádio ou radiação cátodo). Essas conquistas significou um salto espetacular para diferentes disciplinas científicas: o eletromagnetismo, astronomia, medicina e, em geral, para a compreensão da natureza como um todo.

A descoberta da radiação (e mais tarde de radioatividade) no campo significa que existem forças que permitem a energia se desintegra. Essas investigações foram decisivos para, em seguida, poderia desenvolver energia nuclear.

Diferentes aplicações de radiação

Se olharmos para o campo da medicina, radiação significou uma revolução. Diagnóstico facilitada por raios-X ou CT permitir que muitas doenças podem curar. Em relação ao cancro, técnicas de radioterapia que permitem que esta doença pode ser curada a uma taxa crescente.

A radiação é um fenômeno que ocorre na natureza espontaneamente. Na verdade, certas substâncias, tais como radioactividade de potássio ou de urânio emitida. Além disso, a fim fenômenos astronômicos radioativos ocorrem (quando a atmosfera da Terra é excedido estamos expostos a raios cósmicos).

Imagine que você está indo fazer uma viagem de avião e nos encontramos no aeroporto. funcionários dos sistemas de segurança funcionam precisamente por radiação.

Se um pesquisador (arqueólogo ou paleontólogo) quer conhecer a idade de um objecto ou de um ser vivo, a técnica utilizada (o carbono 14) que se baseia em um isótopo radioactivo.

Os vários usos e aplicações de radiciación nos lembram que, como outras realidades, existem dois lados distintos: um positivo que é aliado com a saúde ou energia e, ao mesmo tempo, uma aplicação de risco (uma pessoa pode ser curada raios-X, mas a exposição excessiva é prejudicial).