A Habronemose cutânea, ou também chamada de Ferida de Verão, é uma dermatose nodular de cavalos causada por uma reação de hipersensibilidade às larvas de Page 2 Garça/SP 2017 vermes gástricos dos géneros Habronema e Draschia que parasitam o estômago de equinos e asininos. As espécies de maior importância são H.
MODO DE USAR Via de administração: Oral Bovinos: No combate a Bernes e outros parasitas: 0,5 ml de uma solução a 10% para cada kg de peso vivo (10 g em 100 ml de água). Dose máxima de 200 ml. Caprinos e Ovinos: No combate ao bicho da cabeça e outros parasitas: 1 ml da solução a 10% para cada kg de peso vivo.
Triclorsil é indicado no controle de parasitas em animais domésticos tais como: Bernes (larva de Dermatobia hominis), Bicho da Cabeça (Oestrus ovis), Gasterophilus, Habronemose (Gástrica e Cutânea), moscas, piolhos, sarnas, pulgas dos animais domésticos e moscas das instalações.
Aplicação oral: Dissolver 100g em 1 litro de água. Usar 5mL da solução para cada 10 kg peso. A dose máxima em qualquer caso é de 200 mL / animal.
Neguvon é indicado para o combate a bernes, vermes sensíveis ao triclorfone, bichos da cabeça, Gasterophilus spp., Habronema spp., sarnas, piolhos e moscas. Neguvon é recomendado para bovinos, equinos, ovinos, suínos e aves. Neguvon você encontra na Marinho Agropecuária.
Dosagem: 3 a 4 g de Neguvon para 100 kg de peso; por exemplo 1 medida rasa (10 g) para um cavalo de 300 kg. A dose é individual e misturada com ração mel ou cana picada.
Despejar sobre o lombo do animal 10mL desta solução, para cada 40kg de peso do animal; Aplicação local: Pincelar sobre os bernes uma mistura de Neguvon com óleo, dissolvendo-se 20g a 40g em um litro de óleo; Aplicação com o pulverizador: Dissolver em água 80g para um pulverizador costal de 20 litros.
Caso o animal já esteja com berne é necessário limpar o local onde a larva está instalada no animal e passar pomadas ou pastas bernicidas para matá-los. Os bernicidas sistêmicos são mais eficientes e podem ser injetados ou usados sobre o couro dos animais ou ainda ministrados via oral.
Como tirar berne A principal forma de eliminar as larvas é por asfixia. Esse tratamento costuma ser iniciado pelo fechamento da ferida, usualmente feito com vaselina. Dessa forma, impede-se que a larva respire. Depois disso, a criatura é extraída com a utilização de pinça.
Como tratar a berne Em seguida, retirar o esparadrapo e verificar se a larva está colada, caso contrário fazer pequena pressão no local para que a larva saia. É importante que depois a região seja tratada com pomadas antibióticas, que devem ser recomendadas pelo médico, para evitar a ocorrência de infecções.
Um excelente remédio caseiro para o berne, que é uma larva de mosca que penetra na pele, é cobrir a região com toucinho, esparadrapo ou esmalte, por exemplo, como forma de tapar o pequeno furo que aparece na pele.
O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos. Após esse tempo, a larva cai no solo, onde inicia a sua fase de pupa.
Se o parasita morrer, o sistema imunológico vai reagir a esse corpo estranho e, nesse caso, também pode causar inflamação intensa. Carlos diz que o uso de medicamentos para berne não é recomendável porque “se a larva morre dentro da pele, gera uma inflamação que pode infeccionar”.
Os sintomas da berne estão associados à entrada, movimentação e ataque aos tecidos pelas larvas. Tudo isso provoca muita dor e desconforto ao pet. Se não tratadas, as feridas causadas pelas larvas tendem a infeccionar, o que pode provocar abscessos, hemorragias, toxemias e até amputações.
A berne em humanos surge quando a larva da mosca entra debaixo da pele, através de feridas ou arranhões, causando o surgimento de uma ferida na pele que pode coçar, provocar dor ou inchaço e vermelhidão na pele.
Prevenção e tratamento Somente o médico veterinário poderá avaliar se é necessário retirar manualmente a larva, pois isso depende do estágio do ciclo e da situação da ferida e do animal. E o produto mais indicado para evitar e tratar o berne é o Max Prata, da Vansil Saúde Animal.
Você pode identificar com facilidade a berne no seu cachorro, pois se trata de uma região encaroçada com uma pontinha esbranquiçada para fora. Essa porção branca é a larva da berne. O tecido vai estar avermelhado devido à inflamação causada pelo parasita.
Para identificar é só verificar se há buracos na pele do cão e se esses buracos parecem inflamados e altos. É contraindicado o tratamento da berne em cachorros em casa, pois o parasita forma um buraco dentro da pele do animal e esse machucado precisa ser tratado para não infeccionar.
O remédio tem efeito rápido e, após o uso, você percebe resultados depois de 15 minutos. Capstar elimina as pulgas adultas, e nas bicheiras, expulsas as larvas da ferida, de modo que na hora da retirada, causa menor dor no animal.
Basta dar 1 comprimido que logo você vai ver as larvas caindo e no dia seguinte já não tem mais nenhuma larva viva. Quando você começar a ver as larvas caindo, coloque o seu cachorro num lugar confortável para ele, pegue uma pinça, retire as larvas mortas e limpe bem o local (buraco que a bicheira fez).
24 horas
Deve-se aplicar povidona iodada e as larvas devem de ser extraídas manualmente com uma pinça evitando que se partam ao tira-las. Uma vez que a ferida esteja limpa deve ser aplicado um antibiótico local e o resto do pelo polvilhado com um produto inseticida.
Polvilhe o açúcar diretamente na ferida do cachorro
Conheça alguns medicamentos mais utilizados que você encontra na loja virtual TudoVet:
“O procedimento correto da eutanásia é anestesiar profundamente o animal e aplicar uma medicação que pare o coração, sem causar dor. Muitas clínicas usam cloreto de potássio, que é mais barato e autorizado inclusive pelo CFMV, mas essa substância faz o bicho agonizar e estrebuchar”, explica Juliana.