Pelo o pedido de Biologia, genótipo acontece para ser o conjunto de genes característicos de cada espécie, planta ou animal, isto é, o genótipo são genes de ADN formato de um animal, um vegetal ou um ser humano recebe parte herança de ambos os pais, pais, e, portanto, é formado por dois envelopes de cromossomas contendo a informação genética do ser em questão.
Os genes responsáveis para a transmissão de caracteres hereditariedade sempre permanecem no núcleo da célula e a partir daí é que controlam a síntese de proteínas que ocorre em protoplasma.
Enquanto isso, o genótipo é exteriormente manifestada como fenótipo, que não é senão o diferencial características físicas de indivíduos, tais como cor do cabelo, dos olhos, pele, etc, e também é intimamente influenciada pela média ambiente em que as vidas individuais e se desenvolve em questão, em seguida, são os genes de genótipo de um indivíduo e traços fenotípicos. Genótipo iria ser distinguidos através da observação do ADN, enquanto que o fenótipo de tipo pode ser conhecida através da observação da aparência externa de um organismo.
Fenótipo também manifesta em doenças hereditárias, que o médico avisado contra um fenótipo da doença é extremo e a partir de observações feitas suposições podem transportar o genótipo.
Nem sempre a relação entre genótipo e fenótipo acaba por ser muito direto, já que um fenótipo pode ser de vários genótipos e muitos deles são plausíveis recebendo muitas influências do meio ambiente.
Genética é a disciplina biológica que lida com o estudo de genótipos e as manifestações externas dos mesmos, fenótipos.