A contagem de hemácias pode ser feita manualmente, em um microscópio, ou em um contador automático. Seu aspecto normal é bicôncavo, sem núcleo, com coloração mais intensa nas bordas. Elas geralmente possuem um tamanho característico e regular entre si.
O eritrograma é a parte do hemograma em que são analisadas as características das células vermelhas do sangue, as hemácias, também conhecidas como eritrócitos. Alto: Desidratação, policitemia e choque; Baixo: Anemia, perda excessiva de sangue, doença renal, deficiência de ferro e de proteínas e sepse.
Eritrograma
Também ajuda a decifrar casos diferentes de anemias. CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média): É a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. No exame pode vir escrito: hipocrômica (pouca hemoglobina na hemácia), hipercrômica (quantidade de hemoglobina além do normal).
A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.