A camomila (Matricaria chamomilla), que pertence à família Asteraceae e é nativa da Europa, é bastante utilizada na medicina tradicional. ... Trata-se de uma planta herbácea, anual e que apresenta flores em capítulos, sendo as centrais amarelas e as marginais brancas.
A Camomila (Matricaria chamomilla) é uma planta herbácea, perene, de altura em torno de 0,50 m. O caule é ramificado e suas folhas bem recortadas na cor verde-clara. Suas flores miúdas, semelhantes a margaridinhas brancas com o miolo amarelo, exalam um perfume delicado e enfeitam canteiros e vasos.
Semelhantes a margaridas em miniaturas, enfeita ambientes quando dispotas em canteiros ou vasos. Planta anual herbácea e muito ramificada, a camomila pode alcançar até 60 centímetros de altura. Embora seja resistente a pragas e doenças, necessita de cuidados no plantio.
As duas espécies de camomila mais cultivadas são a camomila-alemã (Matricaria chamomilla, também denominada Matricaria recutita) e a camomila-romana (Chamaemelum nobile ou Anthemis nobilis).
A Camomila é uma planta medicinal, também conhecida como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macela-galega ou Camomila, muito utilizada no tratamento da ansiedade, devido a seu efeito calmante.
Dias para germinação: 20 a 30 dias. Profundidade de semeadura: sobre a terra, levemente enterrada (no máximo 0,5 cm). Tempo para colheita: após a floração, a qualquer tempo.
A Camomila está entre as plantas medicinais mais adocicadas....
Encha um pote com terra até a metade, adicione húmus e despeje o conteúdo do sachê de chá na terra. É importante que a terra seja de boa qualidade. Você pode usar uma terra soltinha misturada com húmus de minhoca ou adquirir terras prontas para jardinagem. Jogue mais um pouco de terra por cima até cobrir as sementes.