A periodização diz respeito à maximização dos resultados do treinamento. Diversificando a duração e a intensidade das sessões de modo eficaz, os atletas podem atingir maiores ganhos em força, velocidade, potência e resistência.
Por exemplo, a vantagem do microciclo é a facilidade de um treino mais suave, com cargas leves utilizadas por pouco tempo, porém a desvantagem é que não trará tanto resultado para quem necessita de mais força.
A periodização de treinamento clássica (TC), também conhecida como linear ou periodização tradicional de força/potência, caracteriza-se por iniciar com alto volume e baixa intensidade, progredindo para alta intensidade e baixo volume (FLECK, 2011).
Independente da ordem dos exercícios, intervalos de descanso maiores parecem influenciar no desempenho durante o treinamento de musculação. Um trabalho utilizado na revisão comparou intervalos de 1 e 3 minutos e o grupo que descansou mais teve um melhor rendimento.
A sequência escolhida pela ciência A técnica mais utilizada ultimamente e mais vista como ideal pelas pesquisas científicas segue a seguinte sequência: primeiro os movimentos multiarticulares e depois os monoarticulares.
A maioria dos sistemas de treinamento de força, sejam eles séries múltiplas, sistema de pirâmide, leve-pesado, pesado-leve, entre outros, contempla a ordem de exercícios de maneira cumulativa, já que geralmente neste tipo de sequência, o desenvolvimento da hipertrofia e da força são mais evidenciados, como exemplo uma ...
A ideia é que cada grupo muscular seja trabalhado duas vezes na semana. Para isso, o indivíduo deve frequentar a academia pelo menos seis dias na semana. Treino A - pernas e quadril (segunda e quinta-feira); Treino B - costas e bíceps; exercícios de puxar (terça e sexta-feira);
Um recente estudo demonstrou que treinar primeiro os membros inferiores induziu a um aumento superior de força e a uma melhor adaptação ao treinamento.
Como fazer um treino de peito e bíceps e de costas e tríceps de maneira adequada? De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.