O diagnóstico de IIC é feito através da avaliação do comprimento do colo através do ultrassom transvaginal. O colo é tipicamente curto (≤25 mm). Pode haver detritos (sludge = precipitado de escamas fetais, vernix, leucócitos, bactérias) que podem ser vistos no líquido amniótico.
Circlagem de urgência. Amniocentese. A insuficiência istmocervical (IIC) é patologia em que há deficiência funcional do esfíncter uterino, impossibilitando-o de manter-se convenientemente fechado até o final da gravidez, determinando perdas gestacionais recorrentes na forma de abortos tardios ou partos prematuros.
Sintomas do colo do útero curto
Espera-se que o colo uterino tenha, pelo menos, 25 mm de comprimento. Medidas menores significam um risco aumentado para o parto prematuro.
Colo do útero curto é condição que exige atenção É importante avaliar o colo em cada fase gestacional, observando se há dilatação e/ou encurtamento precoce, quando o comprimento fica abaixo de 25 mm.
Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina. Perceba que a vagina tem uma estrutura rugosa e ao final dela você irá sentir uma bolinha bem lisinha e com um furinho no meio, isso é o colo do seu útero. E é por esse furinho que sai a menstruação e o bebê.
Contração do útero: Já nas primeiras horas após o parto, o útero começa a voltar ao tamanho normal. A contração é acelerada pela amamentação – o que é positivo – e pode ser acompanhada por cólicas e pequenos sangramentos. Em caso de sangramento exagerado, consulte um médico.