Modelo ABNT: AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: .
Em 20 de dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Acesse a PORTARIA: Acesse aqui. Em abril de 2017, o MEC entregou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
É aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.
Até os anos 1980, a Educação Infantil era tratada como uma fase anterior à escolarização, e até por isso era chamada de “pré-escola”. Foi a partir da Constituição de 1988 que essa condição começou a mudar, quando se tornou obrigatório ao Estado oferecer atendimento a crianças de 0 a 6 anos de idade.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
13 – A BNCC será aplicada em todas as etapas da educação? Sim, a reformulação do sistema educacional foi desenvolvida para o ensino infantil, fundamental e médio. A mudança completa é vista como essencial para interligar as fases de aprendizagem, da infância até a juventude.
Com a BNCC, os direitos de aprendizagem de todos os alunos passam a ser assegurados. Dessa forma, o principal objetivo da Base é garantir a educação com equidade, por meio da definição das competências essenciais para a formação do cidadão em cada ano da educação básica.
BNCC: o que é e qual seu objetivo principal? ... Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.
A seguir, confira os principais desafios nesse processo.
BNCC: os desafios para 2019 e 2020
A Arte é definida pela BNCC como área do conhecimento humano que contribui para o desenvolvimento da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos alunos, proporcionando a ampliação do conhecimento deles sobre si, o outro e o mundo.
A principal importância das diretrizes da Base Nacional é promover a equidade de ensino em todo país e o acesso à formação integral dos estudantes brasileiros, desenvolvendo não apenas as habilidades cognitivas deles, mas também se integrando com o meio social, físico, cultural e emocional dos aprendizes.
A importância da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é estabelecer um conteúdo similar nas instituições de ensino em todos país, de modo que alunos das mesmas series possuam o mesmo conhecimento independente da região que façam parte ou da instituição de ensino que estudem.
O texto define dez competências gerais e aponta que a formação inicial e continuada deve ser baseada em três dimensões: conhecimento, prática e engajamento. A dimensão do conhecimento está relacionada ao domínio dos conteúdos. A prática refere-se a saber criar e gerir ambientes de aprendizagem.
O professor deve considerar o contexto familiar do Deficiente Físico e Mental (considerar como os familiares podem colaborar para a sua educação, do mesmo modo como ocorre com todos os demais alunos), o contexto social no qual ele está incluído (como isto influencia a sua educação) e as habilidades e conhecimentos ...