Ao estimular em excesso o sistema imunológico, o lúpus afeta principalmente rins, pulmões, pele e articulações de suas vítimas. Entre os órgãos prejudicados, no entanto, também se encontra o cérebro. Tanto que já existiam pesquisas indicando uma possível relação entre a doença e déficits de memória.
A nefrite lúpica surge quando o lúpus eritematoso sistêmico, que é uma doença autoimune, afeta os rins, provocando inflamação e lesões nos pequenos vasos responsáveis por filtrar as toxinas do organismo.
Nefrite lúpica é a glomerulonefrite causada por lúpus eritematoso sistêmico. Os achados clínicos incluem hematúria, proteinúria de níveis nefróticos e uremia em estágios mais avançados.
O lúpus é uma doença inflamatória crônica e auto-imune que, apesar de não ter cura, pode ser controlada com uso de remédios que ajudam a diminuir a ação do sistema imune, como corticóides e imunossupressores, além de cuidados como a aplicação de protetor solar diário por exemplo, segundo as orientações do ...
Paciente com lúpus só pode utilizar anticoncepcionais a base de progesterona e preservativo. SE informe com seu ginecologista. O ideal seria não menstruar, mas se tem intolerâncias orais, terá benefício também com uso do injetáveis.