Esse ramo da Matemática estuda a geometria plana e a espacial utilizando processos algébricos. Geometria analítica é o ramo da Matemática que estuda a geometria plana e espacial por meio de processos algébricos.
Geometria analítica é um campo da matemática em que é possível representar elementos geométricos, como pontos, retas, triângulos, quadriláteros e circunferências, utilizando expressões algébricas.
A geometria analítica é muito utilizada na física e na engenharia e é o fundamento das áreas mais modernas da geometria, incluindo geometria algébrica, diferencial, discreta e computacional.
A geometria analítica foi concebida graças a sua junção com a álgebra, relaciona à aritmética com gráficos, números, termos desconhecidos (incógnita) e formas geométricas. Os estudiosos Pierre de Fermat e René Descartes contribuíram significativamente para o avanço dessa área de estudo.
A base da geometria analítica está em representar os pontos de uma reta utilizando os números reais. Cada ponto de uma reta é representado por (ou representa) um único número real. ... Já os pontos do espaço são representados por um conjunto de três números reais, conhecidos como ternos ordenados.
A Geometria Analítica é uma área da Matemática que se dedica ao estudo das formas e sólidos geométricos com o auxilio da álgebra. ... Os estudos iniciais estão ligados ao matemático francês René Descartes (1596 -1650), criador do sistema de coordenadas cartesianas.
Euclides de Alexandria foi um escritor grego e talvez o mais importante matemático da Grécia Antiga. Considerado o “Pai da Geometria”, ele influenciou diretamente os estudos de luz, som, navegação, dentre outros.
René Descartes
Sistema de Coordenadas Cartesianas, mais conhecido como Plano Cartesiano, foi criado por René Descartes com o objetivo de localizar pontos. Ele é formado por dois eixos perpendiculares: um horizontal e outro vertical que se cruzam na origem das coordenadas.
Plano cartesiano, também conhecido como sistema cartesiano, é um traçado de retas perpendiculares onde perpassa outra, sendo uma na horizontal e outra na vertical, formando quadrantes de 90°. Esse esquema serve para variados cálculos. Quem teorizou e desenvolveu o plano foi René Descartes.
Criado por René Descartes, o plano cartesiano consiste em dois eixos perpendiculares, sendo o horizontal chamado de eixo das abscissas e o vertical de eixo das ordenadas. O plano cartesiano foi desenvolvido por Descartes no intuito de localizar pontos num determinado espaço.
O plano cartesiano é um objeto matemático plano e composto por duas retas numéricas perpendiculares, ou seja, retas que possuem apenas um ponto em comum, formando um ângulo de 90°. Esse ponto comum é conhecido como origem e é nele que é marcado o número zero de ambas as retas.
O Método cartesiano, criado por René Descartes, consiste no Ceticismo Metodológico - duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada. Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado.
Objetivo. Apresentar o plano cartesiano como um método para análise e investigação dos conceitos geométricos. Explorar a construção de figuras sobre o plano cartesiano, propondo desafios e problemas para o aprendizado dos conceitos geométricos.
Para localizar um ponto em um plano cartesiano, utilizamos a sequência prática:
Resposta. Representar informações no plano cartesiano permite a localização de pontos em um plano. No dia a dia é possível fazer a relação da latitude e longitude a partir do posicionamento de pontos. Estas informações sao utilizadas no sistema de posicionamento conhecido através da utilização do GPS.
Quando o número é zero você coloca ele sobre o eixo. (0,1) nesse caso teremos o ponto sobre o eixo y em 1. como na primeira imagem. já no caso (1,0) teremos de acordo com a segunda imagem.
Assim, para localizar um ponto, basta marcar o valor no eixo das abscissas e, em seguida, o valor no eixo das ordenadas. Depois trace uma reta perpendicular aos pontos x e y encontrados. O local onde essas retas perpendiculares se encontram é onde ponto P está.