As Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) devem seguir os mesmos padrões de elaboração e estilo utilizados nas normas internacionais e compreendem as Normas propriamente ditas, as Interpretações Técnicas e os Comunicados Técnicos.
A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público (Estrutura Conceitual) estabelece os conceitos que devem ser aplicados no desenvolvimento das demais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP) do Conselho ...
A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que devem amparar tais estimativas, julgamentos e modelos. Os conceitos representam o objetivo que este Comitê de Pronunciamentos Contábeis e os elaboradores dos relatórios contábil-financeiros devem se empenhar em alcançar.
Neste sentido, para que a informação contábil seja útil aos seus usuários, segundo a NBCTSP Estrutura Conceitual da Resolução CFC – Publicado no DOU é preciso que possua as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs onde são a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a ...
A definição de ativo exige que o recurso controlado pela entidade no presente tenha surgido de um evento passado, por meio de transação que necessariamente tenha tido uma contraprestação. ... O reconhecimento do ativo não envolve a avaliação da incerteza relacionada à existência e à mensuração do elemento.
2016. O ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
É a pessoa ou a entidade relacionada com a entidade que está elaborando suas demonstrações contábeis (entidade que reporta a informação).
Os usuários internos (administração e acionistas controladores) tem condições de gerar as informações que julgarem necessárias para a tomada de decisão. ... Para eles, portanto (usuários externos) destinam-se prioritariamente as demonstrações contábeis-financeiras.
Os usuários internos são proprietários e administradores de todos os níveis da empresa e os usuários externos são os acionistas e investidores e financiadores em geral, como bancos e fornecedores, entidades governamentais como físico e muitos outros.
Dentre os usuários citados acima, consideramos que os investidores e os funcionários são considerados como sendo os usuários internos da contabilidade, desta forma, os fornecedores, o governo e os bancos se caracterizam como sendo usuários externos da contabilidade.
Na dinâmica do mercado, os principais usuários da Contabilidade são: Investidores - têm uma parcela da empresa; injetam montantes financeiros; administradores - fazem a gestão e contabilidade das empresas.
A contabilidade é importante para os seguintes grupos de interesse da informação contábil: a) Usuários externos – Bancos, Fornecedores, Governos, etc. ... b) Usuários internos: - Sócios, acionistas e investidores (pelo retorno dos investimentos e a segurança da aplicação).
Quais são os usuários da contabilidade gerencial? ... Os usuários internos são os proprietários, gestores, administradores e até mesmo os funcionários que necessitam de informações sobre a contabilidade e finanças da empresa para tomar alguma decisão importante, que refletirá no crescimento e sucesso do negócio.
Os usuários da contabilidade são os grupos de pessoas que possuem interesse em avaliar a situação patrimonial de uma empresa, sejam eles internos ou externos. ... Os potenciais acionistas de uma sociedade, por exemplo, utilizam os dados contábeis para saber se vale a pena adquirir as ações de uma determinada empresa.
Os usuários externos da Contabilidade são os bancos, os fornecedores, os governos, etc. ... Já funcionários, sócios, administradores e investidores, por exemplo, são considerados usuários internos da contabilidade.