O polinômio x² + 2x possui forma fatorada, veja: x² + 2x .: podemos dizer que o monômio x é comum a todos os termos, então vamos colocá-lo em evidência e dividir cada termo do polinômio x² + 2x por x. Concluímos que x (x + 2) é a forma fatorada do polinômio x² + 2x.
Reduzir termos semelhantes é o mesmo que agrupá-los pelas operações matemáticas que os envolvem. Pronto. Reduzimos os termos semelhantes da expressão.
O grau de um monômio é a soma dos expoentes da sua parte literal; 9x5 possui apenas um expoente, então o monômio é do 5º grau. 8x2 y4 possui dois expoentes, então devemos somá-los 2 + 4 = 6, portanto esse polinômio é de 6º grau.
Operações Algébricas A soma ou a subtração algébrica é feita somando-se ou subtraindo-se os coeficientes dos termos semelhantes e repetindo a parte literal. É importante observar que o sinal de menos na frente dos parênteses inverte todos os sinais de dentro dos parênteses.
Para reduzir polinômios devemos primeiramente reunir os termos de mesma parte literal, em seguida efetuamos a operação entre os coeficientes. Observe os exemplos abaixo: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para reduzir as potências de uma expressão para apenas uma potência, devemos trabalhar com as propriedades da potenciação. Primeiramente, temos a propriedade da multiplicação, onde somamos os expoentes. De maneira análoga, temos a propriedade da divisão, onde subtraímos os expoentes de mesma base.
O único meio que você pode recorrer é colocar o número em sua forma completa (resolvendo os expoentes), para poder efetuar os devidos cálculos para que, caso possível, você reduza e gere uma nova potência do valor obtido.
Deve estar entre parênteses para indicar que todo o poder está sendo elevado a outro poder. Este imóvel está combinado com os dois imóveis anteriores. Quando temos uma multiplicação ou divisão de poderes, elevada a outro poder, o expoente de fora multiplica cada um dos expoentes de dentro dos parênteses.