Os fios de um sistema com baixa resistência elétrica devem ser muito grossos devido a que a intensidade da corrente é inversamente proporcional à resistência.
A unidade de resistividade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o ohm vezes metro (Ω. m), porém, na prática utiliza-se muito o ohm vezes centímetro (Ω.
Sendo assim, para que seja mantida uma resistência R de um determinado fio em um circuito elétrico, deve-se manter a razão L/A constante. Portanto, quanto maior for o fio utilizado, maior deverá ser sua bitola. Espero ter ajudado.
Resposta: Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Se triplicarmos a diferença de potencial, triplicaremos a corrente elétrica. ... Se colocarmos a corrente elétrica (i) em evidência, podemos observar que, quanto maior o valor de R, menor será a corrente elétrica. Essa constante mostra a resistência que o material oferece à passagem de corrente elétrica.
A resistência de um fio é influenciada pela espessura e comprimento. Quanto maior o comprimento do fio,maior será sua resistência elétrica. quanto maior a espessura do fio, menor será sua resistência elétrica.
Por fim, a resistência elétrica está relacionada à capacidade de um condutor de se opor à passagem de uma corrente elétrica. ... No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.
Resposta. Pela lógica ela fica 3x mais resistente, pois, quanto maior o comprimento, maior a resistência.
Quanto maior for p maior será a resistência do fio. Quanto maior for L maior será a resistência do fio. Quanto maior for S menor será a resistência do fio. A resistividade depende de L e S é um valor que muda dependendo do material que constitui o condutor, no caso do cobre o valor tabelado é 1,7 .
A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento. A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor. A resistência de um condutor depende da resistividade do material de que ele é feito.
- Quanto mais grosso o fio, maior a área de sua secção transversal A, menor é a resistência, então: R é proporcional a 1 / A . ... Então, quanto mais grosso é o fio, menor é o valor de sua resistência, então a corrente elétrica passa por ele com maior facilidade.
Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais
Quanto mais fino mais ele esquenta sob uma mesma corrente e este calor é PERDA DE ENERGIA. Um fio de seção nominal maior possuirá menor resistência a passagem de corrente, esquentará menos e consequentemente consumirá menos energia.
Verificado por especialistas E como a resistência elétrica cairá, devido ao aumento da bitola do fio, então o efeito joule também será menor, o fio esquentar menos.
Entende-se a razão de se usar fios mais grossos – portanto com menor resistência elétrica por unidade de comprimento dos fios – considerando que: ... 2 – Aumentando a grossura do fio, diminui a resistência elétrica e consequentemente a tensão sobre cada fio da instalação, diminuindo a potência dissipada na instalação.
Ao utilizar fios grossos, estamos aumentando a Área desse fio e aumentando a área do fio diminuímos a resistência. ... Diminuindo a resistência do fio amenizamos riscos do fio esquentar e se romper. Aparelhos que não utilizam muita corrente, como o carregador de celular, pode-se utilizar fios finos.
O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.
No caso especial da instalação elétrica dessa residência o fio neutro pode ser de mesma espessura dos que os fios fase pois a corrente terá no máximo o mesmo valor que em cada uma das fases. Há casos em que o condutor neutro pode ter a espessura reduzida em relação aos condutores fase.
O Fio Neutro dá choque? Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro.
Quanto à sua pergunta, posso lhe afirmar que segundo a norma que regulamenta as instalações elétricas,NBR 5410, para cada circuito deve ser usado um fio neutro(cor azul),evidente sendo esse circuito monofásico,seguido de fio terra(cor verde),se for TUE'S , TUG'S ou ligações que exijam aterramento.
🔴 O condutor fase, geralmente da cor vermelha ou preta, é aquele que possui tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de potencial). É o famoso fio que pode dar choque. 🔴 O condutor neutro, que possui cor azul, é aquele que não possui tensão, é nula.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Existem duas situações que são exclusivas em circuitos trifásicos, a primeira é quando o neutro pode ser mais fino, a segunda é quando o neutro tem que ser mais grosso que os cabos de fase, mas é importante compreender que isso só vai acontecer em circuitos trifásicos.
Aqui no Brasil, a norma NBR 5410 determina as cores dos revestimentos de acordo com a função do condutor: – Azul claro: para condutores neutros com isolação; – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”); – Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².