Significado de barbinha: Diminutivo de barba.
Para galinha tem, por exemplo, galinhita ou mesmo galinhazita. Joaninha já é um diminutivo (de Joana), mas também se pode dizer joaninhazinha, um pouco forçado e com a repetição não aconselhável do sifixo -inha, pelo que será preferível joaninhazita.
O diminutivo de "mesa" é "mesinha", o de "casa" é "casinha", o de "blusa" é "blusinha". O processo que acabamos de ver vale também quando a forma primitiva singular termina em "s": o diminutivo de "japonês" é "japonesinho", o de "lápis" é "lapisinho", o de "país" é "paisinho".
No caso de cadeira, temos o aumentativo sintético: cadeirão e o diminutivo sintético: cadeirinha. Há também o aumentativo analítico: cadeira grande e o diminutivo analítico: cadeira pequena.
LPeU > artigo > Diminutivo de vaso De um modo geral, as palavras terminadas em vogal átona fazem o diminutivo em -inho: casa - casinha // vaso - vasinho etc.
[Gramática] Diminutivo de amor. Etimologia (origem da palavra amorzinho). Dimin. de amor.
Significado de amorzão: Aumentativo de amor.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
Resposta: As palavras ficam na posição do "DIMINUTIVO".
Por exemplo “casinha”. A forma sintética do diminutivo ocorre quando é acrescentado as terminações com INHA, ZINHA e outras. Mas em alguns casos raros, como a palavra camisa, é preciso acrescentar o diminutivo sintético da seguinte forma: Camisa – CamisaZINHA.
Usa-se o sufixo -zinho para nomes terminados em:
Usamos -sinho para indicar o diminutivo de palavras que já têm a letra “s” na sua última sílaba. Quando usamos -zinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -zinho para indicar o diminutivo de palavras que não têm a letra “s” na sua última sílaba.
Isso significa dizer que o sufixo inho e suas formas variantes, quando acrescidos a terminadas palavras, podem expressar diferentes sensações, emoções, desejos, pensamentos, intenções e assim por diante.
de Houaiss (2001), os dados coletados sinalizaram que o sufixo –inho possui um valor mais afetivo que dimensional, funcionando como intensificador em advérbios e em adjetivos: agorinha, cedinho, pertinho, bonitinho, feinho, cheirosinho.
Os principais sufixos nominais diminutivos são: -acho(a), -icho(a), -ucho(a): riacho, populacho, governicho, rabicho, barbicha, gorducho, papelucho. -ebre: casebre. -eco(a), -ico(a): jornaleco, soneca, Antonico, burrico.
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas.
Sufixo – O que é Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. ... O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.
Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.
Sufixos
Sufixos que indicam profissão
Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)
Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. ... Como o sufixo é colocado depois do radical, a ele são incorporadas as desinências que indicam as flexões das palavras variáveis.
Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo.
Principais sufixos
Exprime a noção de anterioridade (ex.: antebraço, antemanhã).