crossorigin="anonymous">
Tamanho de um banheiro pequeno Área: Círculo inscrito com diâmetro mínimo de 1,00 metro. Área mínima: 1,50m² Largura mínima: 1,00 metro.
Roma antiga Eles já tinham grandes complexos de água corrente (os aquedutos) e até esgotos. O típico banheiro romano era comunitário, todos sentavam lado a lado e embaixo deles passava um canal de água corrente, usado para carregar os dejetos até rios distantes. Eram frequentados tanto por homens como por mulheres.
Em 500 antes de Cristo os banheiros públicos romanos já era comuns, chamavam de latrinae, e a expansão do império levou a latrina a inúmeros lugares do mundo antigo. Ele consistia em uma construção sobre valetas, onde se sentava sobre uma bancada de pedra com vários buracos, um para cada romano.
Não conheciam o sabão e nem tinham papel higiênico. Já usavam água reutilizada para os encanamentos das bacias sanitárias provindos dos banhos e das cozinhas. Usualmente havia um canal em frente aos vasos sanitários onde ficava a água limpa para lavar a esponja em que os usuários limpavam o ânus e lavavam a mão.
Além de frios e ventosos, estes banheiros cheiravam tão mal que eram usados para guardar roupa, que assim ficava protegida de insetos, por isto, esses cômodos eram conhecidos como “garderobes”, que quer dizer "closet", aquele quarto que serve de guarda-roupas!
Antigamente, não havia privadas e nem sistema de esgoto - a maioria das pessoas fazia suas necessidades ao ar livre, entre árvores e arbustos, ou usava penicos. Era o que acontecia na Grécia antiga, por volta do século 5 antes de Cristo. ... O assento era de pedra e a privada tinha até apoio para os braços!
Geralmente as pessoas tomavam banho. Os banheiros daquele tempo basicamente ainda conservavam os mesmos aspectos do período medieval, como sendo lugares frios, escuros e pouco ou nada confortáveis.
Chegamos a um dos principais pontos de dificuldade de se viver em um castelo: usar o banheiro. ... Eles faziam suas necessidades em buracos que caíam no chão ao lado do castelo ou até mesmo no fosso que o circundava. Como ele tinha água parada, o mau-cheiro era gigantesco!
Se você não está lembrado, latrinas eram os lugares reservados para as pessoas depositarem seus excrementos, como fezes e urina. Pela primeira vez, os cientistas analisaram parasitas de 700 anos encontrados em amostras de fezes para desvendar detalhes sobre a sociedade medieval.
As pessoas defecavam na rua ou então, quando preferiam o recato do lar, atiravam a água onde tudo tinha acontecido para a rua através das janelas, gritando “água vai!”. O cheiro das ruas era de tal modo insuportável que as igrejas usavam incensos para mascarar o odor que vinha lá de fora.
Os mais ricos costumavam usar cânhamo, renda ou lã; já a população mais pobre tinha o costume de simplesmente fazer cocô nos rios e lavar com água, usar trapos, aparas de madeira, folhas, feno, pedras, areia, musgo, ervas daninhas, cascas de maçã, conchas, samambaias, ou seja, praticamente qualquer outra coisa que ...
Apesar do primeiro papel higiênico ter sido comercializado em 1857, apenas em 1880 surgiu a versão que conhecemos, em rolo.
Joseph Gayetty