Carga Geral Assim, elas podem ser classificadas em soltas, que possuem forma e dimensões determinadas, como fardos, caixas de papelão e madeira, tambores, sacarias, etc. E, também unitizada, que é aquela com materiais que podem estar embalados ou não e prontos para a sua movimentação e armazenamento.
As Reações de Apoio são responsáveis pelo vínculo da estrutura ao solo ou a outras partes da mesma, de modo a ficar assegurada sua imobilidade, a menos dos pequenos deslocamentos devidos às deformações. Classificação: Nos sistemas planos, existem três tipos de movimentos.
Para calcular os valores das reações dos apoios, devemos fazer o diagrama de corpo livre para visualizar melhor as forças de reação que estão atundo no apoios A e B. Por tratar-se de apoio simples, devemos lembrar que haverá restrição apenas na direção vertical.
Vamos estudar três tipos de apoio estrutural:
O apoio simples impede o movimento do corpo na direcção da força de reacção (normal ao plano de apoio), e permite a translação segundo este plano e a rotação do corpo. O apoio simples produz uma força de reacção de direcção conhecida.
A função básica dos vínculos ou apoios é de restringir o grau de liberdade das estruturas por meio de reações nas direções dos movimentos impedidos, ou seja, restringir as tendências de movimento de uma estrutura.
A diferença básica entre elas é que no apoio simples são transferidos apenas esforços verticais para o apoio enquanto o engastado transfere também os esforços de torção.
Os perfis deste tipo de aço são criados pela alteração geométrica de chapas finas e têm característica de apresentar elevada relação inércia-peso.
Significado de Engastar verbo transitivo Embutir, encravar (pedras etc.) em engaste: engastar o diamante.
O apoio de primeiro gênero tem capacidade de reagir a um único esforço, vertical ou horizontal. O apoio de segundo gênero tem a capacidade de reagir a dois tipos de esforços, vertical e horizon- tal.
Significado de Engaste substantivo masculino Ação de engastar, de embutir pedra preciosa em ouro.
Apoio fixo • Impede movimento na direção normal ao plano do apoio • Impede movimento na direção paralela ao plano do apoio • Permite rotação.
Uma rótula Gerber (ou dente gerber) é um elemento de apoio de uma viga Gerber, que permite uma simplificação na determinação das equações de momento fletor e esforço cortante, apenas pelos princípios da estática.
Introdução Denominamos vínculos ou apoios os elementos de construção que impedem os movimentos de uma estrutura. Estruturas Isostáticas A estrutura é classificada como isostática quando o número de reações a serem determinadas é igual ao número de equações da estática. ...
Cargas permanentes • As cargas permanentes são cargas cuja intensidade, direção e sentido podem ser determinados com grande precisão, pois as cargas permanentes são devidas exclusivamente a forças gravitacionais, ou pesos. São exemplos de cargas permanentes: 16. Cargas permanentes • O peso próprio da estrutura.
Em mecânica estrutural, diz-se que uma estrutura é isostática quando o número de restrições (reações) é rigorosamente igual ao número de equações da estática. ... Diferem das estruturas hipostáticas (cujo número de reações é inferior ao número de equações) e das estruturas hiperestáticas (número de reações superior).
Estruturas hiperestáticas são aquelas em que o número de reações é superior ao de equações da estática, sendo portanto, essas equações, somente, insuficientes para a determinação das reações.
Os pórticos são elementos formados pela associação de pilares e vigas, ou seja, várias barras situadas em um único plano, com carregamento atuante no mesmo plano do sistema estrutural, que garantem a estabilidade e a resistência a esforços normais, cortantes e de flexão.
O pórtico tem, geralmente, dimensões menores que um portal e são formados por elementos verticais e elementos horizontais, podendo ser os pilares ou as vigas, respectivamente. ... O conjunto de pilares e vigas de um edifício constitui, por exemplo, um pórtico espacial, estrutura responsável pela estabilidade da edificação.
Em estática, uma estrutura é hiperestática ou estaticamente indeterminada quando ela possui o número de reações de apoio maior que o número de equações de equilíbrio disponíveis, ou seja, o sistema é indeterminado. Uma estrutura em equilíbrio estável que não é hiperestática é isoestática.
Conforme mencionado, a solução do problema hiperestático pelo Método das For- ças é feita pela superposição de soluções básicas isostáticas. Para isso cria-se uma estrutura isostática auxiliar, chamada Sistema Principal (SP), que é obtida da estru- tura original hiperestática pela eliminação de vínculos.
Para que uma estrutura seja isostática, o número de reações deve ser igual ao número de equações de equilíbrio. Portanto, a figura apresenta uma estrutura isostática.
Estrutura é: Conjunto de elementos que forma o esqueleto de uma obra e sustenta paredes, telhados ou forros.
As estruturas se caracterizam por serem as partes mais resistentes de uma construção. São elas que absorvem e transmitem os esforços, sendo essenciais para a manutenção da segurança e da solidez de uma edificação. Uma estrutura é formada por elementos estruturais, que combinados dão origem aos sistemas estruturais.
Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.
Os elementos estruturais básicos são as lajes, as vigas, os pilares e as fundações, mas também existem outros, como estruturas de escadas, vigas, paredes, estruturas de vãos de elevadores, entre outros.