- Sensitivos ou aferentes – Recebem os estímulos produzidos fora do corpo e internamente. - Motores ou eferentes – Conduzem o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados.
A via aferente leva informação da periferia para o centro e é uma via sensitiva, enquanto a via eferente leva informação do centro para a periferia e é uma via motora.
Como os neurônios motores, o corpo celular dos interneurônios são sempre localizados no sistema nervoso central (SNC). Os interneurônios são encontrados em circuitos reflexos, oscilações neuronais, e em outras redes neuronais.
A atividade elétrica dos neurônios não tem lugar apenas no cérebro. ... Os corpos das células dos neurônios estão agrupados na massa cinzenta, na superfície do cérebro, na massa cinzenta similar, na parte interna da medula espinhal, e em pequenos nódulos chamados gânglios, perto da coluna vertebral.
1– Neurônios multipolares: são a maioria dos neurônios existentes em nosso corpo, apresentando mais de dois prolongamentos celulares. Esses neurônios são encontrados no sistema nervoso central. 2- Neurônios bipolares: apresentam somente um dendrito e um axônio.
Neurônios Multipolares: Possuem muitos prolongamentos celulares, vários dendritos e um axônio. São os mais comuns; Neurônios Bipolares: Possuem apenas dois prolongamentos, ou seja, um axônio e outro prolongamento que pode se ramificar em dendritos; Neurônios Unipolares: Possuem apenas um prolongamento, o axônio.
A comunicação entre eles ocorre entre o terminal do axônio e as espinhas dendríticas. A informação elétrica de um neurônio é transmitida para outro por meio de liberação de pequenas moléculas, chamadas neurotransmissores, em um espaço muito pequeno entre as membranas dos neurônios conhecido como fenda sináptica.
Sinapse química. Forma de comunicação dos neurônios com outros neurônios ou com as células efetuadoras por meio de mediadores químicos denominados neurotransmissores (NT). Os NT são sintetizados pelos próprios neurônios e armazenados dentro de vesículas.
Sinapse é um termo utilizado para designar a região de contato entre os neurônios. Foi denominada pelo médico fisiologista britânico Charles Sherrington. É nessa região onde ocorre o processamento, a modulação e a transmissão da informação entre neurônios. Em termos gerais, a sinapse é a região de comunicação neuronal.
A noradrenalina possui como uma de suas funções aumentar a energia química no organismo para dar respostas rápidas em situação de estresse. Noradrenalina ou norepinefrina é um hormônio da família das catecolaminas, também conhecidas como aminas biogênicas. Também fazem parte desse grupo a dopamina e a adrenalina.
Um neurotransmissor pode ser definido como um mensageiro químico que é liberado pelos neurônios. Essa molécula garante que a informação seja levada a uma célula receptora. Os neurotransmissores são importantes moléculas produzidas e liberadas por neurônios, encontradas geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais.