Assim, a variabilidade de prática nessa concepção, não se refere unicamente à variação dos parâmetros do programa motor, como ocorre na hipótese de variabilidade de prática (Schmidt, 1975), podendo indistintamente extrapolar o mesmo.
O crescimento físico se refere a um aumento do tamanho do corpo (comprimento ou altura e peso) e do tamanho dos órgãos. Do nascimento até um ou dois anos de idade, as crianças crescem rapidamente.
ESTIRÃO DE CRESCIMENTO: O estirão de crescimento, período em que se ganha 20% da estatura final, tem idade de início e velocidade das mudanças variadas entre os indivíduos. Nas meninas, ocorre no início da puberdade e, nos meninos, na fase intermediária.
PUBERDADE A puberdade caracteriza-se pela ocorrência da maturação sexual e outras mudanças biológicas, como as alterações no tamanho, na forma, nas dimensões, na composição corporal (quantidade de massa muscular e tecido adiposo) e na velocidade de crescimento, que é o chamado estirão puberal (Quadro 40.
O diagnóstico de dor de crescimento se baseia em critérios clínicos. O início das crises tem início geralmente em idade compreendida entre 3 e 6 anos, em ambos os sexos.
A puberdade é um processo em que a criança se prepara para maturidade, ocorrendo o crescimento e desenvolvimento do corpo para o período adulto que está por vir. A vasta maioria dos meninos inicia puberdade entre 9 e 14 anos.