Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, retrata, os vários tipos de principados, e de como, se governa um estado. Diversos exemplos são citados, desde a igreja, até a hereditariedade de governo. O que mais chama atenção é que mesmo sendo um livro muito antigo, se enquadra perfeitamente no cenário atual.
Resposta. Nicolau Maquiavel foi um pensador florentino que viveu no período renascentista e escreveu o livro intitulado O Príncipe, dedicado a Lourenço de Médici. Nessa obra, o autor sugeriu as condições necessárias para que um soberano absoluto fosse capaz de conquistar, reinar e, principalmente, manter seu poder.
Qual o legado deixado por maquiavel em sua obra para a posteridade? Ele separou a ética da atividade política, entendendo-a de forma pragmática, como algo destinado a obtenção de um fim ou resultado prático, como vigia até então nas concepções medievais de honra e compromisso.
Definido como fundador do pensamento político moderno,Nicolau Maquiavel é um dos autores centrais da história ocidental, oumesmo mundial. Suas reflexões sobre o Estado colocaram-no comoclássico das ciências humanas e autor indispensável para se entender adinâmica política ainda hoje.