crossorigin="anonymous">
A ligação iônica, também conhecida como ligação eletrovalente, ocorre entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions), em razão da força de atração eletrostática existente entre eles. Como exemplo, temos o carbonato de cálcio (CaCO3).
Marque a alternativa em que todos os compostos possuem somente ligações iônicas:
Ligações iônicas tendem a se formar entre um metal e um não metal. C. Na maioria das ligações, os átomos ligantes adquirem uma distribuição eletrônica semelhante à de um gás nobre, isto é, 8 elétrons na última camada. Esta ideia ficou conhecida como teoria do octeto.
Os átomos dos elementos químicos que participam da ligação iônica devem apresentar, obrigatoriamente, a natureza de ganhar ou perder elétrons, assim, a ligação iônica pode ocorrer entre: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como exemplo das ligações iônicas, podemos mencionar o Cloreto de sódio, que é o sal de cozinha Na+Cl- = NaCl; o Cloreto de magnésio Mg+Cl- = MgCl2; e o óxido de alumínio, Al+O- = Al2O3.
Quando um elemento químico Al(Z=13) se combina quimicamente com o elemento S(z=16), a fórmula e a ligação são, respectivamente: a) Al3S2; iônica.
Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são: Ligações iônicas: transferência de elétrons; Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons; Ligações metálicas: existência de elétrons livres.
Resposta. Ligação iônica é a interação eletrostática entre íons de carga positiva (cátions) e íons de carga negativa (ânions). Ligação covalente é o compartilhamento de pares de elétrons. Ligação metálica é a ligação entre dois metais, neste caso temos a presença do mar de elétrons que mantém os átomos metálicos unidos ...